fbpx

Interruptor simples, paralelo ou intermediário? Qual devo usar?

Embora sejam parecidos visualmente e tenham a mesma função (ligar e desligar), esses interruptores têm características e aplicações distintas. Para facilitar o entendimento, fornecemos abaixo algumas informações básicas sobre cada um deles:

  • 1 – Interruptores simples: são utilizados quando é preciso ligar e desligar uma lâmpada (ou grupo de lâmpadas) a partir de um só ponto de comando (um interruptor), como ocorre normalmente em banheiros e dispensas, por exemplo. Os modelos mais comuns (unipolares), possuem 2 terminais para a ligação dos cabos (“fios”), como ilustrado abaixo.
  • 2 – Interruptores paralelos: também conhecidos como “chave hotel” em algumas regiões, ou ainda interruptores “three-way”. Servem para ligar e desligar uma lâmpada (ou grupo de lâmpadas) a partir de dois pontos de comando (dois interruptores). São muito utilizados em corredores e dormitórios (neste caso, um é instalado próximo à cabeceira da cama e outro ao lado da porta de acesso). Os interruptores paralelos comuns unipolares possuem 3 terminais para a ligação dos cabos, como na figura abaixo.
  • 3 – Interruptores intermediários: também chamados de “chave cruz” em algumas regiões, ou ainda interruptores “four-way”. São utilizados em conjunto com os interruptores paralelos, para ligar e desligar uma lâmpada (ou grupo de lâmpadas) a partir de três ou mais pontos de comando (três ou mais interruptores). Entre as aplicações mais comuns, estão os corredores com múltiplos acessos.
    Os interruptores intermediários possuem 4 terminais para a ligação dos cabos, e eventualmente podem trazer uma inscrição no corpo, para facilitar a distinção de outros produtos parecidos que também possuem 4 terminais (com os interruptores simples bipolares). Veja um exemplo abaixo.
    Como regra geral, são utilizados dois interruptores paralelos nos extremos e são adicionados entre eles tantos interruptores intermediários quantos sejam necessários, para atender o número de pontos de comando requeridos pelo ambiente.Simples paralelo intermediario

Conheça os interruptores com luz

Os interruptores simples e paralelos também são encontrados em versões com luz (tecla iluminada). Estes modelos são localizados com facilidade no escuro e proporcionam um destaque especial ao ambiente, pelo efeito decorativo. Veja os exemplos abaixo:
Interruptores com luzReferência:

Publicação “Instalações elétricas residenciais” – Procobre – https://bit.ly/34jOlnM – Acessada em 16/12/2020