fbpx

Como instalar um interruptor com luz?

como instalar um interruptor com luz

A instalação de interruptores com luz na tecla pode atender diversas necessidades práticas, encontradas no dia a dia. Em geral, esses interruptores possuem internamente um led (com outros componentes associados), que ilumina uma lente, encaixada na superfície da tecla. Veja dois exemplos abaixo:

como instalar um interruptor com luz

Exemplos de aplicação

  • Decoração. Uma luz suave na tecla do interruptor pode trazer um toque de charme a mais na decoração dos ambientes.
  • Sinalização. A luz na tecla permite a fácil localização do interruptor em locais escuros. Isso contribui para a segurança, pois pode prevenir acidentes, como batidas e quedas. Além disso, evita o toque frequente das mãos nas paredes, conservando-as sem manchas e sujeiras.
  • Monitoramento. O interruptor com luz pode indicar se a iluminação de outro ambiente está ou não acesa. Por exemplo, a luz acesa na tecla de um interruptor instalado na sala pode indicar que a iluminação do corredor externo também está acesa.

Formas de ligar um interruptor simples com luz

  • Para que a luz da tecla fique acesa só quando a iluminação do ambiente estiver apagada. Este é o tipo mais simples de ligação dos interruptores com luz. Basta ligar o led do interruptor em paralelo com o contato do mesmo.

como instalar um interruptor com luz

Porém, os tipos de lâmpadas mais comuns hoje em dia (led e fluorescentes), na maioria dos casos, não permitem este tipo de ligação. Isto porque o led do interruptor poderá interferir no funcionamento da lâmpada ou luminária instalada no ambiente, ou seja, a iluminação poderá ficar “piscando”, mesmo com o interruptor desligado.

  • Para que a luz da tecla fique acesa constantemente. Essa forma de ligação é indicada para todos os tipos de lâmpadas. Nela, o led indicador da tecla é energizado diretamente pela rede elétrica (fase-neutro). Portanto, não há interferência no funcionamento das lâmpadas energizadas pelo interruptor.

como instalar um interruptor com luz

Embora o led permaneça ligado o tempo todo na rede elétrica, é importante saber seu consumo de energia é de apenas décimos de KWh por mês. Ou seja, não é significativo em relação aos demais equipamentos de uma instalação. Além disso, este é um custo mínimo, comparado aos benefícios proporcionados pelos interruptores com luz.

Para conhecer o passo a passo de como instalar um interruptor simples com luz ligado desta forma,  assista a este vídeo curto.

  • Para que a luz da tecla fique acesa só quando a iluminação do ambiente também estiver acesa. Neste caso, o led  do interruptor deverá ser ligado em paralelo com a iluminação da área que se deseja monitorar. Assim sendo, esta ligação também não influencia o funcionamento das lâmpadas energizadas pelo interruptor.

como instalar um interruptor com luz

Importante!

De acordo com a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410), o projeto, a execução, a verificação e a manutenção das instalações elétricas devem ser realizados somente por pessoas qualificadas.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

 

One thought on “Como instalar um interruptor com luz?

  1. Pingback: Interruptor simples, paralelo ou intermediário? Qual devo usar? - MarGirius % %

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *