fbpx

A extensão elétrica, é conhecida por diversos nomes populares, tais como: tomada com extensão de fio elétrico, fio para extensão elétrica, fio de extensão, cabo de extensão, extensão de tomada ou ainda, tomada com extensão. Saiba mais

Cordões prolongadores

Cordão prolongador 10A

CÓD: Cordão prolongador 10A

  • Limpar

Extensões

Extensão 10A

CÓD: Extensão 10A

  • Limpar

Utilidade das extensões elétricas

As extensões são muito utilizadas no dia a dia para “levar” a energia elétrica aos locais que não possuem tomadas, ou que estão distantes delas.

Em geral, são compostas por 3 partes: um plugue (macho), um “fio” (cabo) e uma tomada ou régua de tomadas (fêmea).

É importante saber que as extensões elétricas comuns não oferecem proteção contra curtos-circuitos ou sobrecargas. Estas proteções normalmente são encontradas nos filtros de linha, também conhecidos pelo nome popular de “fio de extensão com fusível”.

Modelos de extensões elétricas

Existem diversos tipos de extensões elétricas, para as mais variadas finalidades. A MarGirius oferece modelos com cabos paralelos, com uma só tomada, e também opções com cabos PP circulares com uma régua de tomadas.

Tipos de cabos utilizados em extensões elétricas

Normalmente, as extensões mais comuns utilizam cabos paralelos (são dois “fios colados” lado a lado) ou cabos PP planos parecidos com os paralelos, porém com uma camada de material isolante adicional.

Já nos casos onde a extensão esteja sujeita à movimentação e impactos, por exemplo, os modelos com cabos PP circulares são os mais indicados. Portanto, o tipo de cabo deve ser sempre adequado à aplicação, para garantir a segurança.

Uso seguro das extensões elétricas

Para utilizar as extensões elétricas com segurança, é preciso tomar alguns cuidados, que podem evitar sérios acidentes, como choques elétricos e incêndios. Conheça os principais pontos de atenção neste artigo de nosso BLOG.