fbpx

Interruptor simples, paralelo ou intermediário? Qual devo usar?

Interruptores simples, paralelo e intermediário - MarGirius

Em geral, as instalações elétricas residenciais e comerciais podem utilizar interruptores simples, paralelos ou intermediários. Embora o objetivo final dos três tipos seja ligar e desligar a iluminação, na maioria das vezes, cada um deles permite atender uma certa necessidade do ambiente.

A fim de explicar melhor as diferenças entre esses produtos e suas aplicações, apresentamos uma breve descrição de cada um, com alguns exemplos práticos:

Interruptores simples

Quando há necessidade de ligar e desligar uma lâmpada ou um grupo de lâmpadas, a partir de um só ponto de comando, este é o tipo de interruptor indicado. Portanto, sua utilização é comum em ambientes como banheiros e dispensas, por exemplo. Em geral, os interruptores simples do tipo mais comum (unipolares) possuem apenas 2 terminais para a ligação dos cabos (“fios”).

Interruptores paralelos

Os interruptores paralelos também são conhecidos como chave hotel ou ainda three-way em algumas regiões. Eles permitem ligar e desligar uma lâmpada ou grupo de lâmpadas, a partir de dois locais diferentes. Assim, sua utilização é comum em corredores e dormitórios, por exemplo. Nestes últimos, é frequente encontrar um interruptor próximo à porta de acesso e outro na cabeceira da cama. Os interruptores paralelos mais comuns são unipolares, e possuem 3 terminais para a ligação dos cabos.

Interruptores intermediários

Os interruptores intermediários, também conhecidos como chave cruz ou ainda four-way, são utilizados em conjunto com dois interruptores paralelos. Eles permitem ligar e desligar uma lâmpada ou grupo de lâmpadas, a partir de três ou mais pontos de comando. Portanto, encontram aplicação em locais como corredores e escadarias com múltiplos acessos, por exemplo.

Esses interruptores possuem 4 terminais para a ligação dos cabos. E eventualmente, podem trazer alguma marcação no corpo, para facilitar a distinção de outros produtos parecidos, que também possuem 4 terminais, como os interruptores simples bipolares.

Na instalação, utilizam-se os interruptores paralelos nos extremos, intercalando-se interruptores intermediários entre eles, em número  suficiente para atender todos os pontos de comando requeridos pelo ambiente. Para conhecer um exemplo prático dessa ligação, assista a este vídeo, que mostra um passo a passo simplificado.

Simples paralelo intermediario

Interruptores com luz

Em geral, o comércio oferece opções de interruptores simples e paralelos com iluminação na tecla. Esse recurso facilita a localização no escuro, além de proporcionar um destaque especial ao ambiente, pelo efeito decorativo.
Interruptores com luz

Para saber mais sobre os interruptores com luz, confira este artigo exclusivo sobre o tema, também em nosso blog.

Importante!

De acordo com a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410), o projeto, a execução, a verificação e a manutenção das instalações elétricas devem ser realizados somente por pessoas qualificadas.

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *