fbpx

Protetores elétricos, são dispositivos destinados à proteção contra sobretensões. E este tipo de dispositivo deve ser instalado de acordo com o nível de proteção estipulado de acordo com cada projeto elétrico. Saiba mais

Para rede elétrica

Protetor para equipamentos eletrônicos PEE-4K5

CÓD: 18475

Para rede elétrica

Protetor para lâmpadas LED PLL-2K5

CÓD: 17392

Para rede elétrica

Protetor para portões eletrônicos PPE-4K5

CÓD: 17391

Protetores elétricos

Salva contatos elétricos SCE-10

CÓD: 18462


Entendendo os surtos de tensão

Os surtos de tensão, são muito mais comuns do que se imagina, e quem mais sofre com estes surtos são os equipamentos eletroeletrônicos. Mas, existem dispositivos que exercem a função de proteger os equipamentos contra esses surtos de tensão. Vamos entender mais sobre eles

Quando pensamos em surto, logo imaginamos alguma coisa que fugiu da normalidade, e neste caso não é diferente, pois, em uma rede elétrica residencial podemos encontrar 127V ou 220V. E quando surge um surto de tensão por algum problema, essa tensão pode variar por alguns instantes podendo passar de três mil volts por exemplo.

Há alguns casos em que ocorre esse surto, podendo ser uma descarga atmosférica de forma direta ou indireta. Quando em forma direta, essa descarga atmosférica atinge diretamente a rede elétrica, e indiretamente essa descarga atmosférica atinge uma região próxima a rede elétrica criando um campo magnético e elevando também a tensão desta rede

Além das descargas atmosféricas, os surtos podem ocorrer também, por meio de manutenções no sistema elétrico, ou mesmo pequenos surtos gerados dentro da própria residência, causados por lavadoras de roupa, lavadoras de pressão e outros equipamentos que tenham uma carga indutiva.

Os surtos de tensão e as perdas

Agora que entendemos um pouco mais sobre o surto de tensão, também chamado de surto elétrico, vamos entender o que eles podem ocasionar aos equipamentos. Bem, a vida útil destes equipamentos é a primeira afetada, pois, pode ocorrer uma diminuição considerável. Mas, além da vida útil ser diminuída, algo pior pode ocorrer, como por exemplo a queima imediata do equipamento.

E sabemos também, que além da perda do equipamento físico, podemos perder muito mais, como informações pessoais, comerciais e outras que geralmente são armazenadas nos celulares, tablets, notebooks e  muitos outros equipamentos utilizados para o trabalho ou mesmo diversão.

Dispositivos de proteção contra surtos

Estes dispositivos são classificados em classes, como:- DPS classe I, DPS classe II e DPS classe III, os DPS são classificados desta forma, pois, podem ser instalados da seguinte forma. Classe I, em locais com maior incidência de descargas atmosféricas, Classe II como este modelo Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) 220V~, no padrão de entrada e no quadro de distribuição. Já o Classe III, deve ser instalado o mais próximo do equipamento possível, como este por exemplo, Protetor para portões eletrônicos PPE-4K5.

Proteção nunca é demais

Com a instalação destas três classes de DPS nas instalações elétricas, garantimos uma proteção chamada de proteção em cascata. Garantindo assim uma boa proteção contra surtos elétricos.

Pronto! Entendemos sobre surtos de tensão, o que eles podem causar aos equipamentos de sua residência e também sobre os dispositivos de proteção que devem ser instalados, para que não ocorra futuros transtornos.