fbpx

Principais causas de choques elétricos em residências

Principais causas de choques elétricos em residências usando secador

A princípio, para algumas pessoas, pode até parecer que os choques elétricos que ocorrem dentro das residências não sejam tão perigosos. Mas isso não é verdade.

De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, durante os últimos 8 anos, depois da rede aérea de distribuição de energia, os ambientes residenciais (casas, apartamentos e sítios) responderam pela maioria dos acidentes fatais causados por choques elétricos.

O mesmo estudo mostra ainda as origens destes acidentes, das quais destacamos algumas das principais, a fim de ajudar na conscientização dos perigos e alertar sobre a importância da prevenção:

Secadores de cabelo, alisadores e modeladores

Em geral, as pessoas têm o hábito de secar os cabelos assim que saem do banho. Porém, é preciso atenção, pois ambientes úmidos e com vapor potencializam os acidentes com eletricidade. Isto porque nem todas as residências possuem DR (Diferencial Residual) nos circuitos dessas áreas, embora seja um item obrigatório pela norma brasileira de instalações elétricas (ABNT NBR-5410) para esses ambientes.

Em uma área úmida ou molhada, sem DR na instalação, a existência de um “fio” descascado ou de uma parte isolante quebrada nos aparelhos podem causar sérios acidentes. E se a pessoa ainda estiver descalça, o perigo é ainda maior.

Carregadores de celulares

Hoje, dependemos dos smartphones para quase tudo. Portanto, é preciso carregá-los com frequência. E mesmo que pareça improvável, esta tarefa simples tem causado acidentes fatais.

Para evitar problemas com esses acessórios indispensáveis, devemos observar algumas recomendações simples. Por exemplo: não utilize o celular enquanto estiver conectado à tomada elétrica; não deixe o aparelho na cama e nunca use carregadores piratas. Saiba mais sobre o uso seguro das tomadas e carregadores USB neste post exclusivo sobre o tema.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos

Aparelhos com a instalação incorreta, partes isolantes quebradas ou “fios” descascados podem causar choques elétricos graves.

Um exemplo de situação de risco é uma lavadora de roupas sem a devida ligação do pino terra, em uma instalação sem DR. Se houver uma falha de isolação no equipamento, e alguém tocar da carcaça, o choque elétrico poderá ser fatal, uma vez que não haverá meios que evitem a passagem da corrente elétrica pelo corpo da pessoa.

Principais causas de choques elétricos em residências fio desencapado

Extensões, adaptadores e tomadas

Desde que esses produtos estejam em bom estado e sejam utilizados dentro de sua capacidade, são recursos seguros. Porém, na prática, é comum encontrar adaptadores danificados ou “piratas”, que não atendem as normas técnicas.

Partes descascadas nos “fios”, peças isolantes quebradas, contatos de tomadas “frouxos” que causam sobreaquecimento são problemas críticos nesses produtos. Em geral, as consequências são choques e até princípios de incêndios.

“Fios” partidos ou sem isolação

Instalações elétricas com a fiação exposta e quadros elétricos desprotegidos têm grande potencial de causar acidentes. Quanto mais fácil for o acesso, maior a probabilidade de um contato involuntário, ou mesmo motivado pela curiosidade de uma criança, por exemplo.

Improvisos ou “gambiarras”

Instalações realizadas sem o conhecimento e os cuidados necessários, com materiais e arranjos inadequados, também aparecem nas estatísticas como causadores de choques elétricos.

O melhor é prevenir

Há diversas ações que podem ser tomadas para evitar acidentes com choques elétricos em residências. Verifique sempre os aparelhos e acessórios elétricos antes de utilizar e evite situações de risco, como aquelas que descrevemos.

Também é indispensável verificar se as instalações elétricas de sua casa estão em ordem, de acordo com as normas técnicas, a fim de evitar sobreaquecimentos, choques e danos em componentes ou aparelhos.

É importante saber que um choque elétrico (por mais fraco que seja) em situações comuns do dia a dia, seja na hora de ligar o chuveiro ou abrir a porta da geladeira, é sinal de que algo está errado e deve ser verificado.

Se a instalação elétrica apresentar sinais de que necessita de uma reforma urgente, procure um profissional qualificado para a regularização. Proteja sua vida e a vida dos seus familiares!

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

One thought on “Principais causas de choques elétricos em residências

  1. Pingback: Causas de choques elétricos em residências - Elétrica União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *