fbpx

Conheça a invenção que pode salvar sua vida!

Conheça a invenção que pode salvar sua vida

O DR (Diferencial  Residual) é um dispositivo de proteção, que detecta a passagem excessiva de corrente elétrica para a terra (aquela que ocorre durante um choque elétrico, por exemplo), desligando a energia automaticamente, antes que ocorram efeitos fisiológicos perigosos.

Por que utilizar o DR?

De acordo com um levantamento realizado pela Abracopel no ano de 2020, mais de 200 pessoas perderam a vida no Brasil em consequência de choques elétricos em ambientes residenciais, ou seja, dentro de casa!

Além disso, de acordo com a norma ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão, é obrigatória a instalação de dispositivos como o DR nos circuitos de alimentação dos seguintes locais:

  • Banheiros (nas banheiras, chuveiros e tomadas);
  • Áreas externas;
  • Áreas internas onde possam ser ligados equipamentos de uso externo;
  • Cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e outros locais molhados ou sujeitos a lavagens.

Embora o uso do DR seja uma forma eficaz de proteger as pessoas contra choques elétricos, estudos realizados no ano de 2017 mostraram que apenas 21% das residências pesquisadas possuíam este componente instalado.

Infelizmente, em parte, isso ocorre pelo desconhecimento do perigo que a falta deste dispositivo representa.

Também é importante saber:

  • Os DRs utilizados na proteção das pessoas devem ter alta sensibilidade (corrente residual menor ou igual a 30mA), para que atuem antes da corrente elétrica causar danos ao organismo.
  •  Os DRs devem ser testados periodicamente para garantir o funcionamento correto. Para isto, basta apertar o botão “teste” (com o DR energizado). Isto deverá causar o desligamento do mesmo.
  •  O uso do DR não dispensa outros meios de proteção, como o aterramento adequado, o bloqueio de acesso de partes energizadas contra contatos acidentais e outros.
  • Instalações elétricas com falhas de isolação (com fugas excessivas de corrente para a terra) não são compatíveis com os DRs, pois causariam o desligamento frequente dos referidos dispositivos.
  • Aparelhos ligados em circuitos protegidos por DRs (como chuveiros, aquecedores, torneiras elétricas e outros) devem ser compatíveis com esses dispositivos. Em geral, esta informação é encontrada nas embalagens e/ou nos manuais dos próprios aparelhos.

3 thoughts on “Conheça a invenção que pode salvar sua vida!

  1. Pingback: Como limpar interruptores e tomadas com segurança? - MarGirius

  2. Pingback: Principais causas de choques elétricos em residências - MarGirius

  3. Pingback: Causas de choques elétricos em residências - Elétrica União

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *