fbpx

Uso seguro das tomadas e carregadores USB

Uso seguro das tomadas e carregadores USB

No Brasil temos cerca de 230 milhões de smartphones em uso1. Nos dias de hoje, dependemos deles para quase tudo. Fazer compras, pagar contas, se relacionar, estudar, trabalhar etc. Como consequência, a necessidade de estar sempre online nos força a utilizar os carregadores de baterias frequentemente, nas mais variadas situações do dia a dia. E esta simples tarefa tem causado sérios acidentes.

No ano passado foram relatadas 11 mortes por choque elétrico provocado por celulares conectados à tomada2. Em 2019 já tivemos ocorrências registradas, como a morte de um jovem de 17 anos, que faleceu ao atender o celular ligado à rede elétrica3 e de uma menina de apenas 3 anos, pelo contato com um aparelho que estava carregando4.

Mas o que pode ser feito para evitar estas tragédias que surgem de hábitos tão comuns no cotidiano das pessoas? Apresentamos aqui algumas das principais recomendações:

Nunca use o celular enquanto ele estiver conectado à tomada elétrica.

Principalmente em locais úmidos ou molhados, como banheiros e áreas de serviço, onde um choque pode ser fatal.
O perigo aumenta ainda mais se estiver chovendo, devido à possível queda de raios.

Atenção com o celular na cama!

É comum que os aparelhos apresentem um certo aquecimento durante o uso. Os travesseiros e roupas de cama dificultam a dissipação de calor. Se você dormir sobre o equipamento ele poderá sobreaquecer, provocando um início de incêndio.

Carregadores piratas, choques e incêndios.

Para baratear o custo, aparelhos de segunda linha acabam eliminando componentes e partes que seriam responsáveis pela segurança, expondo os usuários a sérios riscos. O perigo mora aí!

Sem as barreiras isolantes necessárias, a tensão elétrica que chega ao celular enquanto ele carrega pode facilmente atingir valores perigosos, nas partes que são acessíveis ao toque, como o conector do fone de ouvido, provocando choques.

Outro sério problema está ligado às especificações técnicas: se o carregador fornecer ao celular uma tensão elétrica incorreta, acima da capacidade da bateria, esta irá sobreaquecer, causando incêndios e explosões. Já os carregadores de boa qualidade são protegidos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Se liga nas dicas para comprar carregadores seguros!

Na hora de adquirir carregadores USB adicionais é importante considerar as seguintes recomendações:

  • Compre somente produtos no mercado formal, para assegurar a procedência e o direito à garantia;
  • Desconfie de produtos com preço muito abaixo dos carregadores originais;
  • Escolha sempre marcas reconhecidas pelo mercado. Além dos carregadores tradicionais, algumas empresas conceituadas fabricam também as tomadas USB “para embutir” – uma opção prática, pois você só precisará do cabo, dispensando a fonte externa.

Ajude a prevenir acidentes com eletricidade através da conscientização.

Compartilhe essas ideias!

 

Referências:

(1) 30a Pesquisa Anual do Uso de TI nas empresas, 2019 – http://bit.ly/2ZLSbkL – acessada em 25/06/2019.
(2) Reportagem “Especialista dá dicas para evitar explosões ao carregar o celular”, publicada em 24/07/2018 http://bit.ly/2IPf41i – acessada em 25/06/2019.
(3) Reportagem “Morte de jovem após choque reacende o alerta: não use o celular na tomada”, publicada em 14/02/2019 http://bit.ly/2ZLzLAE – acessada em 25/06/2019.
(4) Reportagem “Menina de 3 anos morre após levar choque de celular carregando em Pernambuco”, publicada em 25/01/2019 – https://glo.bo/2ZM93Ib – acessada em 25/06/2019.

2 thoughts on “Uso seguro das tomadas e carregadores USB

  1. Pingback: Principais causas de choques elétricos em residências - MarGirius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *