fbpx

Dicas de decoração para reduzir o estresse

Banner Ambiente quarto - MarGirius

Existem algumas dicas de decoração que podem ajudar a reduzir o estresse dos habitantes de um determinado ambiente. Isto porque a aparência dos espaços influencia diretamente o humor e a disposição das pessoas.

Salas muito compactas, com enfeites numerosos e paredes de cores vivas, tendem a potencializar os efeitos do estresse. Por outro lado, um ambiente mais amplo, com iluminação adequada, decoração minimalista e cores leves, transmite uma sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. Ou seja, uma combinação perfeita para combater o estresse do dia a dia.

Para ajudar nesse processo de mudança, apresentamos algumas das principais dicas que podem transformar seus ambientes, tornando-os mais aconchegantes, acolhedores e principalmente aliados no combate ao estresse do cotidiano:

Elimine o excesso de objetos e de móveis

O acúmulo de enfeites e de outros elementos contribui para aumentar a agitação, além de dificultar a limpeza e a organização do ambiente. Portanto, procure manter somente o essencial e aquilo que é importante para você. Assim o visual do espaço ficará mais limpo e agradável.

Inclua plantas na decoração

Cuidar de plantas é uma forma de aliviar o estresse e também a ansiedade. Além disso, elementos que remetem à natureza trazem mais vida e cor ao ambiente, agindo positivamente sobre nosso humor.

Procure por espécies de sua preferência que sejam fáceis de cuidar e compatíveis com as características do local, como a quantidade de luz natural que incide nele, por exemplo.

Além de plantas decorativas, considere ainda a possibilidade de cultivar temperos e hortaliças. O resultado poderá ser um prazer a mais, na hora de consumir alimentos produzidos no seu próprio espaço.

Decore com itens que trazem boas recordações

Mantenha à vista aqueles itens que remetem à felicidade, como fotos da família, de amigos, recordações de viagens ou mesmo objetos de valor sentimental. Além de deixar o espaço personalizado, eles trazem benefícios emocionais, através da lembrança dos momentos de alegria e satisfação já vivenciados.

Utilize cores suaves

As cores são elementos muito importantes, pois afetam diretamente nosso lado emocional, e têm o poder de despertar diferentes sensações.

Para garantir que o ambiente seja calmo e tranquilo, aposte nos tons mais frios, como o azul, o cinza e o verde claro, por exemplo. Por outro lado, evite cores quentes, pois estas estimulam o sistema nervoso, causando agitação e aumentando os níveis de estresse.

Mantenha os ambientes arejados

Espaços compactos e fechados podem gerar desconforto em pessoas com ansiedade, criando uma sensação de claustrofobia. Para evitar isso, é essencial manter as janelas abertas, que facilitam a circulação do ar e a entrada da luz natural.

Escolha móveis confortáveis

Priorize o conforto na hora de escolher os móveis. Principalmente aqueles que serão utilizados por longos períodos em salas, dormitórios e home offices, por exemplo. Prefira poltronas e cadeiras macias, e não deixe de incluir almofadas, pois estas aumentam a sensação de aconchego no ambiente.

Dê preferência aos elementos curvilíneos

Elementos curvos ou arredondados tendem a produzir uma sensação de relaxamento e bem-estar. Por outro lado, as linhas retas favorecem a frieza e o estado de alerta, favorecendo mais o estresse.

Ambiente com conjunto da linha B3 - MarGirius

Cuide dos aromas

Além dos elementos visuais, outros sentidos como o olfato também podem despertar sensações de prazer e felicidade. E isso pode ser obtido através de velas perfumadas, difusores de aromas e essências nas roupas de cama e travesseiros, por exemplo.

Uma reflexão final

Manter o ambiente organizado não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde e bem-estar psicológico. Portanto, melhorando os espaços, a qualidade de vida de quem nele habita também tende a melhorar.

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *