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Disposição estratégica de materiais no PDV

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Um dos aspectos mais importantes no planejamento de uma loja de sucesso é a disposição estratégica dos materiais no PDV (ponto de vendas). Ou seja, os produtos e as peças de divulgação, como painéis, wobblers, móbiles, displays de mesa, por exemplo, devem ser expostos de acordo com uma estratégia alinhada com os objetivos da loja, que considere as necessidades dos clientes.

Uma vez definida a estratégia, é necessário implementá-la. Embora esse processo possa envolver diversos aspectos, separamos aqui alguns dos pontos mais comuns a serem considerados no planejamento, a fim de potencializar as vendas e estimular a fidelização dos clientes:

Cuide da exposição dos produtos

Essa é uma das principais preocupações de um ponto de vendas. O posicionamento correto dos materiais pode promover as vendas, influenciar escolhas e ajudar a atrair clientes para a loja. Assim, a recomendação é dar uma atenção especial a ela. Identifique e reserve locais de maior visibilidade para expor os itens.

O campo de visão principal, também conhecido como “altura dos olhos”, está compreendido entre 1,20m e 1,80m do piso. Ou seja, este é um local adequado para aqueles produtos que precisam girar rapidamente. Já no caso de itens que não requerem tanta evidência, o posicionamento abaixo de 1,20m, em geral é aceitável.

Também é importante manter uma disposição atraente e organizada dos materiais, para facilitar a localização pelos consumidores, tornando-a a mais intuitiva possível.

Nas áreas próximas aos caixas, onde em geral há um tempo de espera, é possível aplicar banners e outros materiais de divulgação. Além disso, esses locais favorecem as compras por impulso de alguns tipos de produtos. No caso de lojas de materiais elétricos, por exemplo, podem ser adaptadores de tomadas, lanternas de emergência e chaveiros identificadores de tensão, muito práticos para saber se uma tomada é 127V~ ou 220V~.

Analise o fluxo de pessoas na loja

Estude o layout para identificar os locais com melhor visibilidade e maior circulação de pessoas. Aproveite bem cada um deles, e sempre que possível, adicione produtos complementares aos principais nas proximidades.

Faça uso de materiais de divulgação

Wobblers, displays e outras peças de marketing que enriquecem o visual e trazem informações sobre como os produtos ajudam os consumidores a resolverem seus problemas podem favorecer muito a decisão da compra.

Por outro lado, é importante evitar a poluição visual. O objetivo da disposição estratégica de materiais no PDV também é impedir que excesso de informações sobrecarregue os clientes, prejudicando a experiência de compra. Afinal, o objetivo é direcionar o olhar do cliente.  Portanto, o equilíbrio é indispensável.

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Utilize o marketing sensorial

Quando as pessoas podem ver, tocar e experimentar os produtos, a probabilidade de concretizar as vendas é potencializada. Sempre que possível, vale a pena fazer uso desse recurso.

Considere a ambientação de produtos

Outra forma de causar um impacto positivo na mente dos clientes, é a reprodução de ambientes com produtos aplicados no ponto de vendas. Eles oferecem uma ideia bem realista de como os itens avulsos podem ser compostos e harmonizados, atraindo assim a atenção dos potenciais clientes. Portanto, tendem a agregar mais valor aos produtos, além de estimular as vendas.

Notas finais

O aspecto de uma loja física é parte integrante da experiência de compra. Portanto, o planejamento deve levar em consideração o bem-estar dos clientes. Caso contrário, certamente irão procurar um concorrente com maior poder de atração. Assim, uma estratégia bem planejada colocará os produtos e materiais de divulgação certos nos lugares certos, com a exposição adequada, valorizando a oferta aos olhos dos consumidores.

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