fbpx

Como instalar uma luz de emergência embutida?

exemplo de otimização de ponto de energia com tomada masi luz de emergencia

Uma luz de emergência tem a função de iluminar o ambiente em caso de falta ou queda da energia elétrica. Entre os diversos modelos encontrados no mercado, existem duas opções muito indicadas para uso residencial: a luz de emergência de embutir e a lanterna de emergência. Veja os exemplos abaixo:  modulo luz de emergencia e luz de emergencia portátilA luz de emergência de embutir é discreta, e sua instalação “aproveita” os mesmos tipos de caixas utilizadas para os acabamentos elétricos, como interruptores e tomadas. Por outro lado, a lanterna de emergência é portátil, podendo ser transportada com facilidade.

Ambos os modelos são ideais para ambientes de circulação, tais como corredores, halls e escadarias. E sua importância aumenta ainda mais em residências com crianças, pessoas idosas e/ou com dificuldades de locomoção, pois podem evitar até mesmo acidentes sérios, como quedas.

Luz de emergência de embutir

O modelo de embutir oferece a possibilidade de acompanhar o padrão dos acabamentos elétricos do ambiente. E alguns modelos modulares ocupam o espaço de apenas 2 postos, o que permite ainda a ligação de uma tomada comum na mesma caixa. Além disso, geralmente possuem uma autonomia de 2 horas, suficiente para a maioria das situações práticas.

Como ligar uma luz de emergência de embutir?

A ligação de uma luz de emergência de embutir é simples, pois é energizada do mesmo modo que uma tomada comum, porém sem a necessidade do “fio” terra. Normalmente, ela também é bivolt automática. Ou seja, permite a ligação tanto em redes de 127V~ como de 220V~.

Instalação de uma luz de emergência na prática

Nos locais que já possuem uma tomada comum, é fácil adicionar a luz de emergência, já que os “fios” necessários para a ligação já estão na própria caixa. Veja o exemplo abaixo::exemplo de otimização de ponto de energia com tomada masi luz de emergenciaPara conhecer o passo a passo de como instalar uma luz de emergência embutida junto com uma tomada comum, assista a este vídeo curto.

Informações importantes!

  • De acordo com a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão (NBR-5410), o projeto, a execução, a verificação e a manutenção das instalações elétricas devem ser realizados somente por pessoas qualificadas.
  • Antes de alterar ou modificar as instalações elétricas, é indispensável verificar se a mesma está em ordem, a fim de garantir a segurança. Caso apresente sinais de que necessita de uma reforma urgente, é necessário providenciar a regularização.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *