Neste ano de 2024, as tendências da decoração continuam a evoluir, a fim de proporcionar a criação de ambientes funcionais e estéticos, adequados às necessidades e preferências da época.
É hora de explorarmos as principais tendências que irão influenciar os projetos de decoração dos ambientes neste novo ciclo. Assim, para quem pensa em renovar a casa ou simplesmente gosta de estar por dentro das últimas novidades, apresentamos os destaques mais promissores da decoração para este ano.
Sustentabilidade
Já em foco nos últimos anos, a sustentabilidade continua em evidência. À medida que a consciência ambiental cresce, os designers estão cada vez mais comprometidos em criar espaços que sejam ecologicamente corretos. Ou seja, com a adoção de materiais sustentáveis, como madeira de origem certificada, produtos reciclados e a reutilização de móveis e objetos antigos, por exemplo. Esta é uma das principais tendências da decoração para 2024.
Objetos feitos à mão, como cerâmica, têxteis naturais e peças de madeira esculpida oferecem uma sensação de autenticidade e calor ao espaço, adicionando personalidade e caráter únicos ao ambiente.
Minimalismo e Maximalismo
O minimalismo ainda é uma escolha frequente nos projetos. Elementos com texturas suaves, tons terrosos e móveis de linhas limpas podem compor ambientes acolhedores e aconchegantes. Neste caso, menos é mais. Portanto, a criação dos espaços tende a promover serenidade e simplicidade, proporcionando uma fuga do mundo agitado lá fora.
Por outro lado, dentro das correntes do movimento pós-moderno, também surge o maximalismo. Ou seja, um movimento estético contrário ao minimalismo, descrito como a ausência de valores e regras, imprecisão pluralidade, mistura do real e do imaginário, espontaneidade e liberdade de expressão, que demostra a vida do homem pós-moderno, bombardeada de informações.
Cores
Em geral, cores e padrões inspirados na natureza trazem uma sensação de tranquilidade e conexão com o meio ambiente. Em contrapartida, alguns podem preferir cores vibrantes e ousadas em maior ou menor intensidade, a fim de adicionar energia e vitalidade aos espaços.
Recursos tecnológicos
A automação residencial está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, permitindo o controle da iluminação, temperatura e segurança com facilidade e comodidade. E isto sem comprometer a estética do espaço. Além disso, aparelhos eletroeletrônicos inteligentes, como refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado e outros complementam o ambiente com novas funcionalidades.
Espaços multifuncionais
Com a evolução das necessidades, mais pessoas trabalham em casa. Assim sendo, a criação de ambientes versáteis, adaptáveis a diferentes usos assumiu grande importância. Um exemplo são as salas que servem como escritórios durante o dia e áreas de entretenimento à noite, maximizando o espaço disponível.
Reflexão final
Em resumo, torna-se claro que neste ano a integração da natureza, tecnologia e sustentabilidade é fundamental para criar espaços funcionais e atraentes, havendo uma flexibilidade para combinar diferentes abordagens e materiais. Ou seja, podemos esperar uma mistura estilos na composição dos ambientes.
Siga-nos em nossas redes sociais