fbpx

Vantagens de uma casa inteligente

Quais são as vantagens de uma casa inteligente? Será que vale a pena investir em automação residencial? Estas são perguntas comuns hoje em dia.

Atualmente, a tecnologia oferece múltiplas funcionalidades, que estão cada vez mais acessíveis. Entre elas, está a automatização de algumas rotinas, a vigilância remota e o controle de equipamentos, por exemplo, a partir de um smartphone e uma conexão com a internet.

Entre os principais benefícios que uma casa inteligente pode oferecer, geralmente os mais comuns são os seguintes:

Mais conforto

Este é um dos principais motivos pelos quais as pessoas investem em casas inteligentes. Elas proporcionam acesso remoto aos equipamentos e sistemas que fazem parte da instalação, que podem incluir aquecimento, refrigeração, ventilação, sonorização, controle de persianas e cortinas elétricas, além de dispositivos multimídia, por exemplo.

Um aparelho de ar-condicionado pode ser direcionado ou programado de forma automática ou remota, dependendo da necessidade e conveniência dos moradores. Já os robôs aspiradores e outras soluções para limpeza automatizada facilitam a vida. A casa inteligente também permite criar cenas, integrar aparelhos de som e imagem de alta qualidade.

Além disso, é importante saber que a maioria dos dispositivos inteligentes pode ser integrada através de aplicativos específicos, criando inúmeras possibilidades de personalização, de acordo com as preferências de cada habitante, como temperatura, iluminação, música e até mesmo a programação da TV. Tudo através de simples comandos de voz, com o auxílio de assistentes como Alexa ou Google Home.

 

 

Mais segurança

Os sistemas de segurança inteligentes podem incluir câmeras, sensores de movimento, alarmes e, em alguns casos, até o disparo de notificações automáticas para os contatos de uma lista. Outros recursos, como cartões de acesso e fechaduras inteligentes, acionadas por impressão digital dificultam a entrada de pessoas não autorizadas. Isto tudo faz com que os moradores se sintam mais seguros em relação aos riscos de invasões e assaltos.

Maior acessibilidade

Outra vantagem de uma casa inteligente é a acessibilidade que ela proporciona. Afinal, é possível acender e apagar luzes, trancar portas e fazer ligações telefônicas a partir de comandos de voz. Portanto, pessoas com necessidades especiais podem ser muito favorecidas pela utilização da tecnologia.

Mais economia

Existem dispositivos inteligentes que permitem manter a iluminação e outros aparelhos ligados somente quando for necessário, evitando desperdícios.

Além disso, alguns produtos, como as tomadas inteligentes, permitem medir o consumo de energia dos aparelhos conectados a ela, facilitando o controle desse tipo de despesa.

Maior flexibilidade

As funcionalidades da casa inteligente são acessíveis de forma remota, através de aplicativos de celular. Portanto, os moradores podem controlar suas residências mesmo quando estão ausentes, a partir de qualquer localidade com acesso à Internet.

Maior praticidade

A automação residencial permite, ainda, a definição de um cronograma para tarefas automáticas, como regar o gramado, cinco dias por semana, uma hora antes do sol nascer, ligando e desligando a cada dez minutos, por exemplo.

Inúmeras possibilidades

Os recursos acima são apenas alguns exemplos do que uma casa inteligente pode oferecer aos moradores. Portanto, avaliando os benefícios, vale a pena considerar o investimento, principalmente pela possibilidade de transformar uma casa convencional em inteligente aos poucos. Ou seja, a princípio, podem ser adquiridos produtos para desempenhar as funções consideradas mais importantes, e com o tempo, adicionar outros dispositivos inteligentes, à medida da necessidade.

 

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *