fbpx

Conheça os 4 termos mais comuns na eletricidade

conheça os 4 termos mais comuns na eletricidade

Quando nos referimos à eletricidade, há quatro termos muito utilizados no dia a dia, que às vezes causam dúvidas e confusões quanto aos seus significados.

A compreensão correta deles é importante não somente para os profissionais da área elétrica, como também para os consumidores, pois aparecem em diversas situações práticas do dia a dia.

Por exemplo, na hora de comprar um liquidificador, é preciso saber qual é a “voltagem” da tomada para a ligação do eletrodoméstico. Também é necessário ter uma ideia de sua potência. Isto porque, de acordo com o tipo de alimento, um liquidificador com menos de 500W pode não ter a “força” suficiente para atender as necessidades do usuário.

Portanto, é importante saber o significado correto de cada uma dessas palavras.

Tensão elétrica

Embora seja conhecida como “voltagem”, por ser medida em Volts (V) e pela associação com a palavra correspondente em inglês, o termo técnico correto é tensão. No Brasil, as tensões elétricas mais comuns nas tomadas residenciais são 127V ou 220V, de acordo com a região.

Podemos definir a tensão elétrica como a “força” que “empurra” os elétrons (partículas invisíveis carregadas eletricamente) em um meio condutor (como um “fio”). Ou seja, provoca uma circulação deles no mesmo.

Para facilitar a compreensão, podemos comparar a tensão elétrica como uma caixa de água cheia, no alto de uma casa. Devido à altura, cria-se uma pressão. Quando abrimos uma torneira conectada no encanamento, haverá um jato de água, devido à essa pressão.

No caso da eletricidade, haverá a passagem de um fluxo elétrico pelos “fios”, provocada pela diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Ou seja, aquela que há entre os “furos” de uma tomada energizada.

Corrente elétrica

Também chamada incorretamente de “amperagem”, a corrente elétrica é medida em Amperes (A) e pode ser definida como o movimento ordenado de elétrons em um meio condutor, como um “fio”. Voltando à comparação com hidráulica, a corrente elétrica seria o equivalente ao fluxo de água que percorre a tubulação.

É importante saber que, para que haja uma corrente elétrica, é preciso existir uma tensão elétrica, necessária para “empurrar” os elétrons de forma ordenada, para determinada direção.

Resistência elétrica

Como o nome sugere, a resistência elétrica é a oposição que a corrente elétrica encontra ao passar por um material. Um dos motivos dos “fios” utilizados nas instalações elétricas normalmente serem de cobre, é o fato desse material oferecer baixa resistência à passagem da corrente elétrica, permitindo que ela flua com facilidade.

Ainda utilizando a analogia com hidráulica, comparamos a resistência com a capacidade da tubulação. Ou seja, canos mais estreitos oferecem mais resistência à passagem da água do que canos mais grossos.

A resistência elétrica é medida em ohms, cujo símbolo é a letra grega ômega (Ω).

Potência elétrica

Uma definição comum para potência é a “quantidade de trabalho” realizada pela energia elétrica. Geralmente é expressa em Watts (W).

Para associar o termo a um exemplo prático, podemos pensar em um liquidificador. Nele, a potência se refere a “força” que o motor do aparelho oferece. Quanto maior a quantidade de Watts, maior será a potência ou a “força” para triturar os alimentos.

Também é importante saber que, quanto maior for a potência, maior será o consumo de energia elétrica do aparelho ou da iluminação.

 

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *