fbpx

Ligação de um sensor de presença com um interruptor simples

COMO INSTALAR UM SENSOR DE LUZ A UM INTERRUPTOR

A ligação de um sensor de presença com um interruptor simples oferece uma solução prática para diversas situações encontradas no dia a dia.

Por exemplo, em alguns ambientes com sensores de presença, às vezes é preciso manter a luz acesa de modo contínuo, independentemente de movimentações no local.
Essa necessidade pode surgir na hora de limpar o painel interno de um carro, dar manutenção em uma moto, ou mesmo realizar outro tipo de atividade sentado, ou parado em pé, por certo tempo. Isto porque os movimentos dessas tarefas podem não ser suficientes para acionar o sensor, que desligará a iluminação de forma inconveniente.

Para resolver essa situação, é possível manter a iluminação acesa continuamente durante o tempo necessário para a realização dessas atividades, por meio de um interruptor simples, interligado com o sensor de presença. Confira o esquema animado abaixo e veja um exemplo prático de como fazer isso:

 

Importante!

O esquema de ligação pode variar, de acordo com o fabricante do sensor. Verifique sempre o manual correspondente antes de instalar.

De acordo com a norma ABNT NBR-5410, o projeto, a execução, a verificação e a manutenção das instalações elétricas devem ser confiados somente a pessoas qualificadas. Esta qualificação é indispensável, pois os trabalhos que envolvem eletricidade representam perigo real para as pessoas e também para o patrimônio.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *