fbpx

Tendências de decoração para 2023

Tendências de decoração 2023 produto ebony preto

De modo geral, as tendências de decoração para 2023 refletem a realidade do “novo normal” pós-pandemia. Um período que provocou mudanças bruscas nos hábitos e comportamento das pessoas, influenciando de forma direta a composição dos ambientes.

Diante de vários desafios que a sociedade enfrenta atualmente, é natural que as pessoas busquem segurança nos próprios lares. Isto porque estes foram sinônimos de proteção, segurança, estabilidade e bem-estar ao longo da história.

Mesmo considerando que as memórias afetivas sejam muito particulares de cada um, por conta de suas próprias vidas, levantamos alguns dos pontos que mais se destacam no contexto da decoração, para contribuir na formulação de ideias ainda melhores para os novos projetos.

Cores

Remetendo à origem da humanidade, quando nossos ancestrais se abrigavam em cavernas, os tons que variam do bege até o marrom, além dos acinzentados leves, inspiram proteção e segurança. Ou seja, sensações esperadas no interior de um lar.

O uso de tons claros e suaves, combinados entre si ou com cores neutras, pode garantir a leveza e claridade nos ambientes. E para harmonizar com as cores terrosas, tons de azul claro e de verde representam boas alternativas. Isto porque transmitem tranquilidade, ajudando a acalmar os sentidos e a despertar a esperança.

Tendências de decoração 2023 produto branco

Minimalismo

A necessidade de viver de forma confortável, mesmo nos espaços menores, exige selecionar somente aquilo que é essencial, sob a ótica dos habitantes do espaço. Nesse contexto, o uso de peças e elementos grandes, que tragam sofisticação e ao mesmo tempo simplifiquem as linhas, pode favorecer muito as criações.

Além de contribuir com a fluidez e leveza do ambiente, de certa forma, o minimalismo está ligado à sustentabilidade. Ou seja, a preferência por poucos produtos de alta qualidade evita o consumismo, e o descarte prematuro e frequente de resíduos.

Móveis multiuso

São peças indispensáveis em ambientes versáteis, fluídos e multifuncionais, principalmente quando o espaço é reduzido. A multifuncionalidade é essencial, bem como a praticidade e iluminação adequadas, principalmente considerando que devem atender as necessidades do teletrabalho e, no mesmo espaço, as atividades de lazer, por exemplo.

Plantas e outros elementos naturais

Natureza e saúde em alta! As plantas trazem mais vida, alegria e ar puro para os ambientes. E além disso, o uso de materiais como pedras, bambu, vime, fibras em geral, barro e madeiras rústicas também contribui para a sustentabilidade.

Ligados a esses elementos, o design orgânico reflete o desejo de aproximação com a natureza, fluidez, delimitação flexível de espaços e integração com o exterior. Peças com formato arredondado, como os acabamentos elétricos, são opções interessantes para a harmonização.

Tendências de decoração 2023 produto marrom

Texturas

As texturas trazem mais calor e conforto aos ambientes, ajudando a despertar os sentidos e aconchegar.  Aqui cabem tecidos, fibras naturais, paredes com toque acetinado entre outros elementos, que podem contrastar com metais e vidros, por exemplo.

E os apaixonados por sustentabilidade e pelo “Faça Você Mesmo” podem adicionar um toque muito pessoal ao espaço, com texturas de peças artesanais de tricô, crochê e macramê, com temas de sua preferência.

Conclusão

Por fim, independentemente de tendências, o conforto, a funcionalidade e o aconchego devem prevalecer em todo o ambiente, respeitando as preferências e necessidades das pessoas que habitam o espaço.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *