fbpx

Como economizar energia elétrica em casa?

Podemos dizer que há duas formas mais comuns de economizar energia elétrica em casa. Uma delas é a mudança de alguns hábitos do dia a dia. E a outra, a substituição de certos aparelhos antigos por outros com tecnologia mais moderna, que ofereçam os mesmos benefícios, porém com maior eficiência.

Além de ser uma despesa recorrente que pesa no orçamento todos os meses, a energia elétrica tem um custo para o meio ambiente, devido ao impacto causado pela sua geração, principalmente quando é produzida pela transformação de outras formas de energia não renováveis.

E considerando a dependência que temos dela para quase todas as tarefas do cotidiano, é indispensável fazer uso consciente desse valioso recurso. Assim, apresentamos algumas informações e exemplos que podem ajudar muito no atendimento desta necessidade.

Refrigeradores

Evite abrir e fechar a porta com muita frequência. Isso aumenta o consumo de energia, pois o compressor deverá trabalhar mais para manter a temperatura baixa no interior do eletrodoméstico. Pelo mesmo motivo, é importante não colocar neles alimentos ainda quentes.

Verifique também estado de conservação da borracha de vedação da porta. Se estiver ressecada ou danificada, não desempenhará corretamente a função, fazendo com que o compressor trabalhe por mais tempo.

Aparelhos de ar condicionado

Quanto mais alta for a temperatura regulada no aparelho, menos energia ele irá consumir. Durante à noite, procure utilizar o temporizador, para desligar o equipamento de forma automática durante a madrugada. Isto porque nesse horário, a temperatura tende a cair. Desta forma, evita-se que o aparelho funcione sem necessidade.

Chuveiros elétricos

Em geral, os chuveiros e duchas elétricas estão entre os aparelhos que mais consomem energia em uma casa. Assim, quanto mais demorado for o banho, maior a quantidade de energia consumida. Portanto, banhos mais rápidos certamente resultarão em maior economia.

Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, há um consumo maior não somente de energia elétrica, como também de água. E sempre que possível, evite utilizar a regulagem de temperatura na posição “inverno”, pois é onde ele mais consome energia.

Ferro de passar roupas

Acumular certa quantidade de roupas para passar de uma vez, ao invés de passar poucas peças diariamente ajuda na economia, pois o aproveitamento do calor é maior. Também é importante utilizar sempre a temperatura indicada para cada tipo de tecido, para evitar desperdício de energia e também danos nos tecidos.

Máquina de lavar roupas

Devido ao ciclo de lavagem ser relativamente longo, este é um dos eletrodomésticos que mais consome energia. Portanto, como no caso do ferro de passar, também é recomendado acumular uma boa quantidade de roupas para lavar de uma vez, para aproveitar ao máximo cada processo. Também vale lembrar que neste caso, além da energia, a economia de água também será muito significativa.

Atenção na hora de comprar aparelhos elétricos

Antes de comprar refrigeradores, lavadoras, televisores, ventiladores, aparelhos de ar condicionado, fornos e outros eletrodomésticos, fique atento ao selo de eficiência energética. Ele permite comparar os modelos disponíveis e assim, escolher o mais econômico.

Como economizar energia elétrica em casa selo A

Mesmo que o investimento inicial de um aparelho com eficiência energética “A” seja um pouco maior, considere o que deixará de ser gasto com energia ao longo do tempo. Portanto, vale a pena estudar os produtos, priorizando os modelos mais eficientes.

Verifique as instalações elétricas

Sempre que perceber algo errado nas instalações elétricas, chame um profissional habilitado. Isto porque uma instalação com problemas também pode gerar um consumo excessivo de energia, sem falar nos de riscos de incêndios e choques elétricos. Saiba mais sobre este tema neste artigo de nosso blog.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *