fbpx

Relés fotoeletrônicos compactos e suas vantagens

Reles fotoeletronicos compactos

Atualmente, a maioria dos relés fotoeletrônicos comerciais possui formatos e tamanhos parecidos, com pequenas variações de fabricante para fabricante. Em geral, o design é arredondado, como os exemplos abaixo:

Relés fotoeletrônicos

Embora este formato atenda grande parte das aplicações encontradas no dia a dia, existem situações que “pedem” um produto mais discreto. Um poste de luz no jardim é um exemplo prático.

rfe-10 relé fotoeletronico compacto

Neste caso, um relé com formato “tradicional” ficaria bem aparente, prejudicando assim o efeito visual da decoração.

Note que os relés compactos permitem a montagem direta no poste. Ou seja, sem a necessidade de qualquer suporte ou base. E a forma slim associada à cor preta contribuem para um acabamento bem mais discreto, quando comparado aos relés fotoeletrônicos comuns.

Saiba mais sobre os relés fotoeletrônicos compactos

  • Em geral, o mercado oferece relés compactos com duas capacidades (potências) para LED: 125W e 200W. Embora possam ter o mesmo tamanho, as placas eletrônicas internas são diferentes.

rfe-10 e rfe-11 reles fotoeletronicos compactos

  • Assim, antes de instalar, é preciso garantir que a potência total da(s) lâmpada(s) ou luminária(s) seja menor ou, no máximo, igual à capacidade do relé, a fim de assegurar o funcionamento correto.
  • Também é importante lembrar que somente pessoas qualificadas devem realizar instalações elétricas, de acordo com a norma brasileira correspondente1.

 

Referências:

1 Norma NBR-5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *