fbpx

Para que servem os relés fotoeletrônicos?

reles fotoeletronicos para que servem

Os relés fotoeletrônicos têm a função controlar lâmpadas e luminárias, a partir das variações da luz natural. Ou seja, acionam a iluminação automaticamente ao anoitecer e desligam ao amanhecer ou após um tempo determinado.

PARA QUE SERVEM OS RELES FOTOELETRONICOS

Também conhecidos como “relés fotocélula”, estes dispositivos são muito utilizados, por exemplo, em iluminação pública de ruas e praças, estacionamentos, residências, indústrias, condomínios e outros locais que necessitam deste tipo de controle automático.

Relés fotoelétricos ou fotoeletrônicos?

O comércio oferece relés de ambos os tipos. Embora tenham a mesma função, existem diferenças importantes entre eles, como as seguintes:

  • Primeiramente, os relés fotoelétricos utilizam uma tecnologia mais antiga, tendo lâminas bimetálicas1 como elementos principais. Em geral, possuem uma construção interna simples e modelos separados para 127V~ e 220V~. Mas, entre as principais desvantagens está o fato da temperatura ambiente influenciar diretamente o funcionamento dos mesmos.
  • Já os relés fotoeletrônicos são mais modernos, possuindo internamente uma placa com componentes eletrônicos. Em geral, esses modelos são bivolt. Portanto, podem se utilizados tanto em 127V~ como em 220V~. E normalmente, seu funcionamento é muito mais estável e preciso, em relação aos modelos fotoelétricos.

Sobre a conexão dos relés fotoelétricos e fotoeletrônicos

A maioria dos relés fotoelétricos e fotoeletrônicos utiliza uma das seguintes formas de conexão:

  • Conector padrão NBR-51232: os relés deste tipo necessitam de uma tomada ou base para a instalação. Assim, eventuais manutenções se tornam simples, pois a troca do relé não requer alterações na fiação elétrica existente.
  • Cabos (“fios”): também conhecidos como “relé fácil”, estes modelos já possuem um suporte para fixação, e os “fios” saem diretamente do relé, dispensando, portanto, a base ou tomada.

COMO FUNCIONAM OS RELÉS FOTOELETRONICOS

Referências:

1 Saiba mais sobre as lâminas bimetálicas neste artigo: https://bit.ly/2SvaLPL – Acessado em 07/05/2021.
2 Norma NBR-5123:2016 – Relé fotocontrolador intercambiável e tomada para iluminação – Especificação e ensaios. Publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer conhecer alguns dos principais modelos fabricados pela MarGirius e suas vantagens?
E mais: orientações para a correta ligação e instalação?
Clique aqui, assista esse vídeo e
Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *