fbpx

Conhecendo os interruptores inteligentes touch

Os interruptores inteligentes touch são dispositivos eletrônicos, capazes de se conectar com a internet através de uma rede Wi-Fi. Eles substituem os interruptores comuns, utilizados para acender e apagar lâmpadas ou luminárias de um ambiente, porém com diversas funcionalidades adicionais.

Vantagens dos interruptores inteligentes

São inúmeras as vantagens que os interruptores inteligentes oferecem em comparação aos interruptores tradicionais. Vamos conhecer algumas das mais comuns:

Controle remoto. Os interruptores inteligentes permitem controlar a iluminação à distância, com o auxílio de um aplicativo específico, por meio de um smartphone ou tablet conectado à internet. Assim, é possível acender e apagar as luzes, por exemplo, a partir de qualquer lugar do mundo que possua acesso à internet.

Automatização. Os interruptores inteligentes podem ser programados para acender e apagar as luzes automaticamente em dias e horários específicos. Além disso, ajudam a economizar energia, uma vez que permitem apagar as luzes remotamente, deixadas acesas por esquecimento, por exemplo.

Segurança. Com a possibilidade de monitorar e controlar a iluminação à distância, os interruptores inteligentes permitem simular a presença de pessoas em uma casa não ocupada, contribuindo assim para a segurança.

Comodidade e acessibilidade. Em geral, os interruptores inteligentes são compatíveis com assistentes como o Amazon Alexa e o Google Assistant. Portanto, permitem acender e apagar as luzes, por exemplo, a partir de comandos de voz.

Praticidade e conveniência. Os interruptores inteligentes podem fazer parte de rotinas ou cenários personalizados, onde duas ou mais ações são realizadas em uma ordem previamente definida. Por exemplo, ao acender a luz principal da sala, a luz do corredor mais próxima apagará automaticamente.

Modelos de interruptores inteligentes

Existem diversas marcas e modelos de interruptores inteligentes no mercado. Alguns tipos se destacam design e pela possibilidade de harmonização com os demais acabamentos elétricos do ambiente. Também há opção de cores, como o branco e o preto. Outros produtos ainda podem contar com uma, duas ou três teclas, ampliando as possibilidades de utilização.

Explorando as possibilidades

É importante saber que os interruptores inteligentes podem ser controlados tanto remotamente, como no local, através de toques nas teclas. Além disso, alguns modelos permitem ligar e desligar uma mesma lâmpada ou luminária, a partir de interruptores instalados em diversos locais, simulando a função dos interruptores paralelos e intermediários comuns. Veja o exemplo de um produto que oferece essa funcionalidade neste vídeo.

Os recursos acima são apenas alguns exemplos dos inúmeros benefícios que os interruptores inteligentes podem oferecer. E ainda mais: quando combinados com outros dispositivos também inteligentes, podem tornar sua vida muito mais cômoda, prática e segura.

 

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *