fbpx

Como transformar uma casa convencional em inteligente

Para quem quer ou mesmo precisa transformar sua casa convencional em inteligente, por conta das inúmeras vantagens, deve considerar algumas etapas principais. Afinal, esse é um processo que pode ser realizado em fases. E como o planejamento é muito importante para conseguir os melhores resultados, apresentamos algumas informações que certamente serão úteis na sua elaboração:

Requisitos básicos

Antes de mais nada, é importante saber que além da instalação elétrica, é preciso ter uma conexão Wi-Fi com a internet, com potência suficiente para cobrir todos os locais do imóvel onde serão instalados os dispositivos inteligentes, para garantir o funcionamento correto do sistema, e ao menos um smartphone.

Além disso, caso queira utilizar comandos por voz, também será necessário um assistente compatível, como Alexa ou Google Home.

Identificando as necessidades

Comece anotando os locais ou cômodos onde você deseja adicionar as funcionalidades inteligentes, como a iluminação, o controle de temperatura, a segurança, entre outras.

Escolhendo os dispositivos inteligentes

Depois de identificar as áreas e funções correspondentes, escolha os dispositivos inteligentes que atendam às suas necessidades, como interruptores touch para a iluminação, controladores para equipamentos, tomadas para aparelhos e controles remotos inteligentes universais, por exemplo.

Baixando o aplicativo

Verifique nos dispositivos escolhidos qual o software (geralmente um aplicativo) indicado pelo fornecedor de cada um. Baixe e instale, fornecendo as permissões solicitadas para o correto funcionamento.

Instalando os dispositivos

Para evitar problemas, antes desta etapa, é importante ler e seguir os manuais de instrução de cada fabricante com atenção, para entender quais são os recursos que cada dispositivo oferece e respeitar suas capacidades elétricas máximas.

É importante saber que alguns dispositivos inteligentes requerem a instalação por um profissional qualificado, por conta dos riscos que a eletricidade representa para as pessoas e para o patrimônio.

Configurando e testando os dispositivos

Siga as instruções do fabricante para adicionar os dispositivos no aplicativo e teste as funcionalidades de cada um, para garantir que estejam funcionando corretamente.

Explorando as possibilidades

Uma vez que os dispositivos estejam configurados e funcionando, navegue pelos aplicativos e descubra as inúmeras possibilidades que seus dispositivos oferecem, para aproveitar ao máximo suas funcionalidades.

Geralmente é possível criar rotinas e cenas personalizadas, que envolvem o acionamento de vários dispositivos em uma ordem pré-estabelecida, a partir de uma certa condição ou de um simples comando de voz, por exemplo.

Note que é possível deixar sua casa inteligente aos poucos. Por exemplo, você pode começar com apenas uma tomada inteligente, simples de instalar e configurar. E aos poucos, adquirir outros dispositivos, à medida da sua necessidade.

Assim, com o tempo, você terá uma casa inteligente cada vez mais completa, capaz de atender as suas necessidades com muito mais praticidade, economia e segurança.

 

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *