fbpx

Conhecendo o controlador inteligente

O controlador inteligente é um dispositivo eletrônico, capaz de se conectar com a internet através de uma rede Wi-Fi. Ele oferece diversas funcionalidades, como ligar, desligar e programar o horário de funcionamento de resistências, lâmpadas, eletrobombas e outros equipamentos elétricos.

De forma simplificada, o controlador inteligente funciona como uma espécie de interruptor, que permite o acionamento à distância, com o auxílio de um smartphone e uma conexão com a internet, ou no próprio local onde esteja instalado, por meio de um ou mais interruptores convencionais, conectados eletricamente ao controlador.

Existem várias aplicações para um controlador inteligente, e os exemplos a seguir ilustram algumas das mais comuns:

Controle da iluminação

Uma vez que os controladores inteligentes permitem a associação com interruptores residenciais comuns, é possível acender e apagar a iluminação no próprio ambiente ou de modo remoto, a partir de um smartphone. Ou ainda, através de um simples comando de voz, com o auxílio de assistentes como Alexa ou Google Home.

Além disso, também é possível automatizar a iluminação, acendendo e apagando as luzes durante à noite, por exemplo, em intervalos de tempo aleatórios, simulando a presença de pessoas no local, contribuindo assim para a segurança.

Automação de piscinas e lagos ornamentais

Os controladores inteligentes também oferecem a possibilidade de acionar bombas em piscinas e em lagos ornamentais. Nestes casos, é indispensável a utilização de dispositivos de comando, tais como contatores. Isto é necessário devido à maior capacidade elétrica que tais dispositivos requerem. O manual do fabricante traz informações mais detalhadas sobre as especificações técnicas.

Assim, torna-se possível acionar uma bomba remotamente, ou mesmo programar para que ela funcione de forma automática, por exemplo, durante uma hora por dia, todos os dias da semana. Além disso, é possível controlar também a iluminação e a cascata individualmente, por exemplo, através de controladores inteligentes separados para cada funcionalidade.

Irrigação de hortas, jardins e gramados

Os controladores inteligentes também oferecem a possibilidade de acionar eletroválvulas automaticamente, em sistemas de irrigação. Por meio do aplicativo, é possível executar rotinas, como acionar a irrigação durante uma hora, antes do sol nascer, todos os dias da semana.

 

 

Explorando as possibilidades

Essas são apenas algumas aplicações práticas dos controladores inteligentes. Contudo, as possibilidades são amplas, considerando os inúmeros dispositivos elétricos que podem ser acionados por meio de um interruptor, como é o caso do controlador inteligente. E ainda mais: quando combinados com outros dispositivos inteligentes, como a tomada,  o controle remoto IR universal e os interruptores touch, o número de opções será ainda maior, permitindo a criação de cenas e rotinas mais elaboradas. Ou seja, mais comodidade, praticidade e segurança.

 

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *