fbpx

Como proteger os equipamentos eletrônicos?

Atualmente, mesmo com os avanços da tecnologia, é comum que alguns equipamentos eletrônicos queimem por causa de distúrbios relacionados com a eletricidade.

Sabendo quais são as ameaças e suas consequências, podemos tomar ações para evitar, ou pelo menos minimizar os transtornos e prejuízos que possam ocorrer. É importante considerar não só as perdas dos próprios aparelhos, mas também o tempo que ficaremos sem eles, até a sua reparação ou troca.

Além disso, em alguns casos há também riscos ligados à segurança. Por exemplo, um automatizador de portão eletrônico queimado exige a abertura e fechamento manual, aumentando a exposição dos moradores à uma possível ação de marginais.

Quais são as ameaças mais comuns?

Embora a rede elétrica esteja sujeita a perturbações de diversos tipos, apresentamos aqui aquelas que são mais comuns em ambientes residenciais e comerciais, com seus impactos e soluções mais frequentes:

1) Variações de tensão de longa duração

As variações na tensão ou “voltagem” que durem mais de um minuto se enquadram nesta categoria. Essas variações também são conhecidas como sobretensões ou subtensões, de acordo com o tipo.

Nas sobretensões, a “voltagem” que deveria ser 127V sobe para 140V, por exemplo, se mantendo nesse valor por mais de um minuto. As sobretensões prolongadas podem sobrecarregar os equipamentos, causando aquecimento excessivo e sérios danos.

Já nas subtensões, a “voltagem” da rede que deveria ser 127V cai para 113V por exemplo, também se mantendo nesse valor por mais de um minuto. As subtensões prolongadas podem causar falhas no funcionamento dos aparelhos, além de danos em alguns casos.

Uma das formas de solucionar, ou pelo menos diminuir os efeitos nocivos das variações de tensão é o uso de estabilizadores de tensão, que “corrigem” essas oscilações, evitando que prejudiquem os equipamentos.

2) Interrupções no fornecimento da energia

As interrupções são caracterizadas pela ausência de tensão elétrica durante algum tempo, impossibilitando o funcionamento dos aparelhos. Elas podem ser causadas por defeitos na rede de distribuição, ou mesmo manutenções realizadas pelas concessionárias, entre outros motivos.

Em algumas situações, como no caso dos computadores, eventuais interrupções no fornecimento da energia podem resultar na perda de dados e de trabalhos já realizados.

Para evitar inconvenientes com esse distúrbio, o uso de nobreaks é uma das soluções mais comuns. De forma simples, o nobreak é um aparelho que detecta a falta de energia e consegue manter os equipamentos nele conectados em funcionamento durante determinado tempo, a partir de uma ou mais baterias.

3) Interferências de RF (radiofrequência)

As interferências de RF são sinais indesejados que se sobrepõe a energia elétrica. Ou seja, uma espécie de “sujeira”, que pode atrapalhar o funcionamento de alguns aparelhos mais sensíveis, como computadores, TV box e outros equipamentos de som e imagem, por exemplo.

Em geral, essas interferências são provocadas por motores elétricos, lâmpadas fluorescentes, luminárias led, alguns eletrodomésticos, entre outros.

Nesses casos, uma das soluções mais comuns é a utilização dos filtros de linha, que atuam sobre essas interferências e seus efeitos indesejados.

4) Surtos ou “picos” de tensão

Os surtos são elevações momentâneas na tensão (“voltagem”) da rede elétrica, que podem facilmente atingir milhares de Volts. Por exemplo, se a tensão da rede elétrica é de 220V, durante um surto, este valor pode atingir 5000V.

Embora tenham curtíssima duração (geralmente frações de segundo), os surtos são suficientes para danificar seriamente ou mesmo inutilizar equipamentos eletroeletrônicos de forma permanente, queimando placas de computadores, placas de rede, HD, fontes de alimentação, hubs, telefones, modems e outros componentes, se destacando entre os principais responsáveis por esses danos e prejuízos.

Em geral, a principal origem dos surtos elétricos está associada às descargas atmosféricas (raios), embora também possam ocorrer devido às manutenções na rede elétrica, realizadas pelas concessionárias de energia, entre outras causas.

Felizmente, os DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos) podem ajudar muito na prevenção de problemas dessa natureza. Além dos modelos para instalação nos quadros elétricos, existem outros tipos, para utilização próxima aos aparelhos. Saiba mais sobre esses componentes de proteção neste post  e confira algumas dicas para escolher e instalar os DPS neste outro artigo.

Importante!

No mercado existem outros produtos mais elaborados, que podem combinar diversas proteções em um só equipamento. Porém, para garantir a eficácia, na maioria das vezes essas soluções requerem investimentos maiores do que o uso de dispositivos específicos para cada caso. Portanto, pese sempre o valor dos seus equipamentos e quanto está disposto a investir em proteção para evitar uma eventual perda deles.

Considere também que o projeto de um sistema de proteção completo deve atender as normas técnicas correspondentes, como a ABNT NBR-5410 e NBR-5419, por exemplo. Isto porque em alguns casos, o uso de um só dispositivo pode não oferecer o nível de proteção adequado para os seus aparelhos.

 

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *