fbpx

Conheça as tomadas USB e suas vantagens

As tomadas USB são alternativas práticas e discretas para os carregadores tradicionais de celulares e de outros dispositivos. Isto porque  permitem a conexão direta dos aparelhos, sem a necessidade de adaptadores externos.

Nessas tomadas, a placa eletrônica do carregador fica “escondida” dentro de um módulo embutido na parede.

Modelos mais comuns

No mercado existem diversos tipos de tomadas USB. Entre as opções mais comuns, encontramos modelos com:

  • Capacidades de 1A e 2A. A capacidade de corrente ou “amperagem” se refere à “quantidade de energia” que a tomada USB ou carregador consegue fornecer à bateria. Em geral, quanto maior esse número, mais rápida será a carga.

Atualmente, recomenda-se utilizar os modelos de 2A, pois os aparelhos mais recentes pedem maiores capacidades.

  • 1 ou 2 saídas. Permitem carregar 1 ou 2 aparelhos ao mesmo tempo. Porém, é importante saber que nos modelos duplos, a “amperagem” se divide entre os conectores, ou seja, geralmente o tempo de carga de dois aparelhos juntos será maior que um por vez.
  • Diversas opções de design. Com as tomadas USB, é possível manter o padrão dos acabamentos elétricos do local, pois normalmente, as linhas de interruptores e tomadas oferecem esta função.

Atenção na hora de comprar!

Para sua segurança e tranquilidade, só adquira tomadas USB e carregadores no comércio formal. Isto porque os carregadores de celulares de má qualidade estão entre as principais causas choques elétricos e incêndios de origem elétrica no Brasil1.

Por fim,  é importante saber que o cabo que será usado com a tomada USB ou carregador afeta o funcionamento, segurança e tempo de carga. Portanto, também utilize cabos de boa qualidade.

 

Referências:

1 Anuário Estatístico 2021 – Ano base 2020, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Disponível em https://bit.ly/3lFIkcq . Acessado em 31/03/2021.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram