fbpx

Como usar as tomadas múltiplas corretamente?

Como usar as tomadas multiplas corretamente

As tomadas múltiplas, também conhecidas como réguas de tomadas, servem para ligar diversos aparelhos em uma única extensão elétrica, que pode ser levada para locais distantes dos pontos fixos de energia existentes na edificação.

modelos-de-tomada-multipla-tipo-regua

A princípio, parece que não há segredo para usar estes acessórios. Mas quando se trata de energia elétrica, temos que estar conscientes do perigo real que ela representa para as pessoas e seu patrimônio, quando utilizada sem os devidos cuidados.

tomada multipla com varios plugues ligados a ela

Isto porque partes energizadas expostas, como fios descascados e tomadas sem tampas, estão entre as principais causas de choques elétricos em residências, às vezes com consequências fatais. Além disso,  o excesso de aparelhos ligados em um único circuito ou tomada é uma das causas frequentes de incêndios de origem elétrica1.

Portanto, antes de usar uma tomada múltipla, verifique se:

  •  A capacidade elétrica da régua é compatível com os aparelhos que serão ligados nela. A soma da potência de todos eles, geralmente em Watts, deve ser sempre menor que a potência da tomada múltipla;
  • Não há “fios” descascados aparentes;
  •  O produto está intacto, sem peças quebradas, que poderiam expor as partes energizadas;
  • Os pinos e tomadas encaixam com pressão e ficam “firmes”. Isto porque a passagem da corrente elétrica em contatos “frouxos” causa superaquecimento, que pode derreter as partes plásticas e resultar até mesmo em incêndios.

Atenção na hora de comprar!

  • Só utilize acessórios elétricos como tomadas múltiplas, plugues e extensões que tenham a marca “Inmetro” gravada no produto. Isto porque é a garantia de que o produto atende os requisitos mínimos de segurança.

indicação do selo INMETRO do produto

Por fim, é importante saber que o uso de produtos de má qualidade também é uma das principais causas de choques e incêndios de origem elétrica1.

 

Referências:

1 Anuário Estatístico 2021 – Ano base 2020, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Disponível em https://bit.ly/3lFIkcq . Acessado em 24/03/2021.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *