fbpx

Prolongadores para caixas de embutir

PROLONGADOR DE CAIXA DE EMBUTIR

Durante uma construção ou reforma, é comum que alguns imprevistos apareçam. Até mesmo na hora de instalar ou trocar os interruptores e tomadas.

Um exemplo disso que acontece com frequência, são as tomadas que “não cabem” na caixinha embutida na parede.

Na maioria das vezes, isso ocorre porque as tomadas padronizadas de hoje são maiores que as antigas na profundidade, principalmente devido à criação do poço interno, que não existia nos modelos anteriores. Outro motivo, pode ser a utilização de caixinhas embutidas com tamanho menor que o indicado na norma técnica correspondente.

PROLONGADOR DE CAIXA DE EMBUTIR PROFUNDIDADE DO MODULO

Para resolver este problema, a princípio, seria necessário trocar a caixinha por outra mais profunda. Porém, nem sempre essa é uma opção viável ou desejada, devido aos transtornos que causa, como pó, barulho e sujeira.

E se os acabamentos elétricos são embutidos em divisórias estreitas, nem há área suficiente para fazer essa troca.

PROLONGADOR DE CAIXA DE EMBUTIR 2

Outra dificuldade ainda mais comum, encontrada na hora de instalar interruptores e tomadas, são as falhas no acabamento da parede, em volta da caixinha embutida. Essas imperfeições podem incomodar muito no visual do ambiente.

Uma solução prática

Para resolver ambos os problemas sem a necessidade de serviços de alvenaria, existe a opção de utilizar prolongadores específicos.

Em síntese, os prolongadores atuam como molduras, apropriadas para a montagem entre o suporte do acabamento elétrico e a parede. A fixação utiliza os próprios parafusos que acompanham os interruptores e tomadas.

PROLONGADOR DE CAIXA DE EMBUTIR EBONY E BRANCO

Eles aumentam o espaço interno, portanto, permitem acomodar melhor os módulos e cabos, viabilizando a instalação. Além disso, também ampliam a área de cobertura dos acabamentos elétricos, corrigindo imperfeições em torno da caixa de embutir.

PROLONGADOR DE CAIXA DE EMBUTIR

Isto porque a largura e a altura do prolongador são maiores que as placas ou “espelhos” dos interruptores e tomadas normalmente encontrados no mercado. Portanto, com a ampliação da área de cobertura, não há exposição de áreas falhadas ou trincadas nas proximidades.

Modelos

Normalmente, o mercado oferece prolongadores para caixas 4×2” e também 4×4”, nas cores branco e ebony (preto). Assim sendo, atendem a maioria das necessidades práticas encontradas no dia a dia.

Compatibilidade

Em geral, é possível utilizar os prolongadores com a maioria das marcas de interruptores e tomadas residenciais encontradas no comércio.

Sobre a instalação

De acordo com a norma brasileira de instalações elétricas de baixa tensão (NBR 5410), o projeto, a execução, a verificação e a manutenção das instalações elétricas devem ser realizados somente por pessoas qualificadas.