fbpx

Conhecendo a tomada inteligente

A tomada inteligente ou tomada Wi-Fi, é um dispositivo eletrônico que pode ser conectado em uma tomada elétrica convencional, para oferecer diversas funcionalidades, como ligar e desligar à distância, ou programar o horário de funcionamento dos aparelhos nela plugados, por exemplo.

Algumas tomadas inteligentes ainda medem o consumo de energia, e podem contar com uma tecla, que permite ligar e desligar os aparelhos a ela conectados manualmente, no próprio local onde o dispositivo está instalado.

Entre as diversas aplicações de uma tomada inteligente, os exemplos a seguir ilustram algumas das mais comuns:

Controle remoto

Com uma tomada inteligente, é possível ligar ou desligar dispositivos remotamente, por meio de aplicativo instalado em um smartphone. Por exemplo, acender e apagar um abajur ou outras luminárias de um ambiente, com um simples toque, a partir de qualquer local com acesso à internet.

Automação residencial

As tomadas inteligentes podem ligar e desligar automaticamente em dias e horários específicos, previamente agendados. Por exemplo: uma programação no aplicativo pode energizar uma cafeteira elétrica simples, de segunda a sexta-feira, às 06h00 da manhã. Certamente isso ajudará na rotina do dia a dia.

Outro exemplo prático é programar a tomada inteligente para desligar um ventilador a ela conectado em determinado horário durante a madrugada, quando o tempo tende a esfriar.

Controle do consumo de energia

As tomadas inteligentes que medem o consumo de energia geralmente mostram os valores no próprio aplicativo. Assim, é possível tomar ações para reduzir as despesas. Por exemplo, programando a desativação automática de dispositivos quando não estiverem em uso, ou limitando seu tempo de funcionamento diário.

Acessibilidade

Com o auxílio de assistentes como Alexa ou Google Home, simples comandos de voz podem controlar as tomadas inteligentes. Portanto, pessoas com dificuldades de locomoção podem, por exemplo, acender uma luz ou ligar um ventilador, sem a necessidade de deslocamentos.

Ampliando as opções

Por fim, as tomadas inteligentes podem funcionar em conjunto com outros dispositivos inteligentes, como o controle remoto IR universal, os controladores inteligentes e os interruptores touch. Assim, as possibilidades serão ainda maiores, pela combinação de funções,  viabilizando a criação de cenas e rotinas mais elaboradas, potencializando os benefícios para os usuários.

 

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *