fbpx

Para que servem os interruptores duplos?

Os interruptores residenciais duplos, também conhecidos como interruptores de meio módulo, servem para atender inúmeras necessidades práticas encontradas no dia a dia dos profissionais da área elétrica. Por exemplo, nas modificações da instalação em que os clientes não estão dispostos a quebrar paredes para aumentar o número de caixas embutidas.

Nesses casos, os interruptores duplos são componentes que podem ajudar muito, pois combinam duas funcionalidades independentes no espaço de apenas um módulo, otimizando assim uso das caixas já existentes.

Além disso, é importante saber existem versões de interruptores duplos simples, paralelos e até pulsadores para acionamento de relés de impulso em sistemas de automação residencial.

Entre as diversas aplicações dos interruptores duplos, os exemplos a seguir ilustram algumas das mais comuns:

Aumentar o número de pontos de iluminação com controle individual

Essa é uma necessidade comum nos projetos de iluminação de salas e outros ambientes. Com os módulos duplos, uma caixa padrão 4×2” para três interruptores convencionais, passa a comportar seis teclas. Já uma caixa 4×4”, para seis interruptores comuns, passa a acomodar até doze teclas.

Abrir espaço para novas funcionalidades

Muitas vezes, é preciso adicionar tomadas USB fixas para carregar celulares em alguns pontos da casa. No exemplo da figura abaixo, a troca de dois interruptores comuns por um duplo viabilizou essa instalação. No caso, até os “fios” necessários para a ligação da tomada USB já estavam no lugar, conectados na tomada já existente.

Outra situação comum é a necessidade de incluir uma tomada na mesma caixa em que o controle para ventilador de teto já esteja instalado. Um interruptor duplo paralelo com gravação de lâmpada e ventilador/exaustor na tecla pode ser a solução, como ilustra a figura abaixo.

Já em ambientes que possuem outra iluminação além da lâmpada incorporada ao ventilador de teto, ainda é possível utilizar um interruptor duplo com duas gravações de lâmpada. Assim, a metade superior pode controlar da iluminação principal, por exemplo, enquanto a metade inferior aciona a luz do ventilador.

 

Assim sendo, como ilustram os exemplos acima, a utilização dos interruptores duplos pode resolver diversos problemas, de forma simples e prática.

Outras funcionalidades para explorar

Por fim, vale destacar que além dos interruptores duplos, algumas linhas residenciais como a Infiniti e a Sleek oferecem inúmeras funcionalidades, como a luz de emergência embutida, balizadores, interruptores touch entre outras. Todas essas opções estão disponíveis, para facilitar o trabalho dos instaladores e trazer grandes benefícios para os clientes. Ou seja, são soluções que permitem a prestação de um serviço diferenciado.

 

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *