fbpx

Conheça os controles para ventiladores de teto

conheça s controle para ventiladores

Os ventiladores de teto com lâmpadas são muito comuns no Brasil. Seja pela facilidade de serem encontrados no comércio, pela variedade de modelos ou mesmo pelo custo-benefício, são uma alternativa viável para diversos ambientes.

Na maioria desses ventiladores, as funções estão acessíveis através de um controle manual, geralmente instalado na parede. Este permite ligar, desligar, controlar a velocidade e o sentido de rotação do motor, além de acender e apagar a(s) lâmpada(s). Veja alguns exemplos abaixo:

Além do controle, o motor que normalmente é usado nos ventiladores de teto1 necessita do capacitor para funcionar, ou seja, um componente eletrônico, responsável por dar a partida e manter a velocidade e a “força” do motor. Conheça dois exemplos abaixo:Em geral, um capacitor com defeito faz com que o motor perca a velocidade e a força. Neste caso, é só trocá-lo por outro que tenha as mesmas especificações, uma vez que estas variam de acordo com a marca e o modelo dos ventiladores.

Como escolher o controle certo para um ventilador?

A primeira opção é consultar o fabricante do ventilador, informando a ele qual o modelo e a tensão (“voltagem”) do produto. Caso não seja possível, procure por um controle com as mesmas especificações do modelo antigo que será substituído, a fim de garantir a compatibilidade.

A instalação elétrica dos controles para ventiladores

Como a instalação ou troca dos controles para ventiladores envolve riscos, é indispensável que sejam realizadas somente por pessoas qualificadas2.

 

Referências:

1 Norma NBR 17094-2:2016 – Máquinas elétricas girantes. Parte 2: Motores de indução monofásicos – Requisitos, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Item 3.34 – Motores de indução monofásicos com capacitor permanente.

2 Norma NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

 

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *