Dicas para a utilização segura de multiplicadores de tomadas e extensões

dicas de utilização segura para multiplicadores de tomadas e extensões

De acordo com pesquisas realizadas pela ABRACOPEL1, os ambientes residenciais e pequenos comércios são os locais mais propensos à ocorrência de incêndios provocados por sobrecargas e curtos-circuitos. E uma das causas destas situações de risco é o uso inadequado de extensões, adaptadores e multiplicadores de tomadas. Seguem abaixo algumas dicas para a utilização segura destes acessórios:

Observe a capacidade elétrica máxima

A capacidade de corrente (“amperagem”) da extensão ou adaptador deve ser compatível com os equipamentos a serem ligados neles. Por exemplo, em uma extensão de 10A podemos ligar um ou mais aparelhos, desde que a corrente total do conjunto não ultrapasse este valor. A regra também se aplica aos multiplicadores ou réguas de tomadas. Caso contrário, ocorrerá uma sobrecarga, com potencial risco de incêndio.

Verifique o estado dos acessórios

Assegure-se, antes de ligar, de que as partes isolantes estão intactas, sem deformações, nem fios descascados. Certifique-se de que os pinos e tomadas estão se conectando com firmeza (contatos sem pressão causam sobreaquecimentos). Estas precauções também podem evitar choques elétricos que, de acordo com as circunstâncias, podem ser fatais2.

Extensão de 2 ou 3 fios?

Se o plugue do equipamento a ser ligado possuir o pino terra (3º pino), é necessário utilizar uma extensão de 3 “furos” também, ligada à uma tomada aterrada. Isso irá garantir a proteção contra possíveis choques elétricos. Já os aparelhos com plugues de 2 pinos podem ser ligados em extensões com ou sem fio terra.

Atenção à qualidade!

Por se tratar de segurança, use somente produtos com a marca Inmetro, que é a garantia de que os requisitos mínimos de segurança são atendidos. Dê preferência aos fabricantes conceituados, que oferecem suporte técnico e garantia de procedência. Jamais adquira materiais elétricos “piratas” ou no comércio informal.

Atenção na hora de comprar!

Os acessórios elétricos legalizados possuem marcações que indicam a procedência, as especificações e a certificação da qualidade.

É importante lembrar que o uso correto dos plugues, tomadas, adaptadores, multiplicadores e extensões é parte dos requisitos de segurança. Toda a instalação elétrica deve ser realizada a partir um projeto, desenvolvido de acordo com a norma ABNT NBR 5410 (Instalações elétricas de baixa tensão), para assegurar o atendimento do padrão mínimo aceitável de segurança.

 

Referências:

(1) Anuário Estatístico 2019 – Ano base 2018, publicado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade. Disponível em http://bit.ly/2JACs2B – Acesso em 06/05/2019.
(2) Reportagem “Dona de casa morre de choque elétrico ao usar máquina de lavar roupas”, publicada por Amazonas1 em 09/10/2018. Disponível em http://bit.ly/2YeIJKp – Acesso em 31/07/2019.