fbpx

Como funcionam as chaves boia em um sistema de recalque?

Como funcionam as chaves boia em um sistema de recalque

As chaves boia são utilizadas com frequência no controle automático do nível de água em sistemas de recalque¹, que realizam o bombeamento da água de um reservatório inferior (poço ou cisterna) para um reservatório superior (caixa-d’água). Nesta aplicação, são necessárias duas chaves boia, interligadas com uma mesma bomba, conforme ilustrado abaixo:

Neste exemplo, a chave boia instalada na caixa-d’água ligará a bomba quando o nível mínimo for atingido, e desligará a mesma quando a caixa estiver cheia, evitando assim o transbordamento.

Já a chave boia colocada no poço ou cisterna desligará somente se o nível de água diminuir excessivamente (caso falte água da rua, por exemplo), evitando assim que a bomba “queime” por funcionar a seco.

É importante saber:

  • Além das chaves boia e da bomba, devem ser utilizados componentes de proteção, tais como disjuntores, interruptores diferenciais residuais (DRs), dispositivos de proteção contra surtos (DPSs) entre outros, de acordo com as necessidades de cada instalação.
  • A critério do projeto elétrico do sistema, ao invés de usar as chaves boia para ligarem diretamente a bomba, as mesmas poderão acionar outros dispositivos de comando, tais como contatores² (veja o exemplo abaixo), que proporcionam uma série de vantagens em diversos casos.
  • Para garantir a segurança e o funcionamento adequado, toda a instalação elétrica do local deverá atender aos requisitos da norma brasileira correspondente³.

 

Referências:

¹Norma NBR 5626:2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
²Norma NBR IEC 60947-1:2013 – Dispositivo de manobra e comando de baixa tensão – Parte 1: Regras gerais – Definição no item 2.2.12.
³Norma NBR-5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).