fbpx

Saiba mais sobre os controles para ventiladores de teto

Saiba-mais-sobre-os-controles-para-ventiladores-de-teto

Atualmente existem diversos tipos de controles para ventiladores de teto com lâmpadas no comércio. Alguns deles já vem “prontos”, com todas as peças integradas em uma só placa ou “espelho”. Ou seja, no tamanho e formato certos para fixação em caixas padrão 4×2”.

Saiba mais sobre os controles para ventiladores de teto
Já outros modelos têm uma construção modular, ou seja, são compostos por “blocos”. Assim, é possível adicionar outras funções no conjunto, como uma tomada comum, por exemplo, a fim de aproveitar ao máximo o espaço no local da instalação.

Saiba mais sobre os controles para ventiladores de teto.
Qual modelo utilizar?

A melhor escolha dependerá de sua necessidade. Por exemplo, quando é preciso trocar um controle antigo, é mais fácil usar outro do mesmo tipo. Já no caso de faltar espaço para colocar outras funções conjugadas com o controle (como a tomada do exemplo), ou for preciso instalar o controle em uma caixa padrão 4×4”, os modelos mais indicados são os modulares.

Sobre a instalação do capacitor:

  • O capacitor é o componente responsável por dar a partida e manter a velocidade e a “força” do motor do ventilador1. Portanto, é um componente essencial para o funcionamento correto do aparelho.
  • Em geral, nos controles que oferecem 3 velocidades (mínima, média e máxima), o capacitor possui 3 “fios”, e é instalado junto ao próprio controle.
  • Por outro lado, nos modelos que permitem uma variação contínua da velocidade, o capacitor normalmente possui 2 “fios”, e sua instalação é realizada no teto, com o próprio ventilador.

Saiba mais sobre os controles para ventiladores de teto.

Por fim, é sempre importante lembrar que a instalação ou troca dos controles para ventiladores envolve riscos. Portanto, somente pessoas qualificadas devem realizar2 essa atividade.

 

Referências:

1 Norma NBR 17094-2:2016 – Máquinas elétricas girantes. Parte 2: Motores de indução monofásicos – Requisitos, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Item 3.34 – Motores de indução monofásicos com capacitor permanente.
2 Norma NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram