fbpx

Conheça as campainhas modulares de embutir

Conheça as campainhas modulares de embutir

O uso de campainhas elétricas1 na comunicação sonora entre ambientes é comum, por ser um meio simples e econômico de anunciar a chegada de visitantes.

Em geral, elas são acionadas por um interruptor do tipo pulsador, instalado na parte externa do ambiente, como ocorre com frequência em residências e apartamentos, por exemplo.

Embora existam diversos tipos de campainhas, trataremos aqui somente de modelos modulares, que podem acompanhar o padrão das linhas de interruptores e tomadas, para instalação embutida em caixas padrão 4×2” ou 4×4”. São dois os tipos mais comuns:

  • Campainha cigarra: de fato, emite um som estridente e contínuo, que lembra aquele produzido pelo inseto2 do mesmo nome. Geralmente estas campainhas possuem modelos separados para 127V~ e 220V~
  • Campainha eletrônica: normalmente as campainhas eletrônicas produzem sons do tipo “din-don” e notas musicais combinadas, a fim de proporcionar diversos efeitos. A maioria destas campainhas é bivolt, ou seja, compatível com redes de 127V~ e também 220V~.

Interruptores pulsadores

Os interruptores pulsadores, geralmente utilizados com as campainhas, têm ação momentânea. Ou seja, ligam quando pressionados e desligam sempre que a tecla estiver liberada, por efeito de uma ou mais molas internas.

Alguns modelos de pulsadores possuem iluminação na tecla, o que facilita a localização. Portanto, são muito úteis em locais mais escuros.

 

Referências:

1 Dicionário Michaelis – https://bit.ly/32I3Gxi – Acessado em 23/04/2021.
2 Britannica Escola – https://bit.ly/3tH1hi6 – Acessado em 23/04/2021.