Como utilizar as extensões elétricas com segurança

como utilzar as extensões elétricas com segurança

Uma solução prática e comum para “levar” a energia elétrica aos locais que não possuem tomadas ou que estão distantes delas, é o uso das extensões.

Mas será que é seguro? Vamos trazer aqui algumas informações a respeito, que te ajudarão a escolher e utilizar corretamente estes acessórios com segurança.

Primeiro, é importante examinar a extensão.

Pontos importantes a serem observados:

Presença da marca Inmetro (como no exemplo ao lado) nas seguintes partes do produto: plugue, cabo e tomada. Ela é a garantia de que o produto atende os critérios mínimos de segurança definidos pelas normas técnicas.

Verifique se a extensão está intacta, sem deformações e sem “descascados” que exponham os filamentos metálicos dos cabos (“fios”). Isso é importante para evitar choques e curtos-circuitos. Lembre-se: dependendo das circunstâncias, um choque elétrico pode ser fatal.

Certifique-se de que o encaixe dos pinos do plugue na tomada está firme, conectando com pressão, pois contatos “frouxos” causam sobreaquecimentos. Nunca use produtos “piratas”, nem adquira materiais elétricos no comércio informal. Estando o produto em boas condições de uso, é preciso certificar-se de que “aguenta” a potência do aparelho ou equipamento que se pretende ligar na extensão. Para ficar mais claro, veja os exemplos abaixo.

Como saber a especificação da corrente nominal em Amperes (A).

Observe a capacidade de corrente (“amperagem”) da extensão. Em geral, ela será de 3A, 10A ou 20A, de acordo com o tipo. Esta informação deve estar gravada no próprio corpo do produto.

Verifique na sequência a “amperagem” do aparelho ou equipamento que se pretende ligar na extensão. Esta informação também deve estar marcada no próprio equipamento.

Observamos que, neste exemplo acima, a extensão tem capacidade de “transportar” até 10A no máximo (marcada no plugue). E a furadeira “consome” 3,4A. Portanto, pode ser utilizada normalmente.

E quando os aparelhos tiverem a especificação em Watts (W)? Como saber se são compatíveis com uma extensão?

Compare as potências em Watts (W) da extensão e do aparelho/equipamento.

Esta informação pode estar marcada no corpo do produto, na embalagem e/ou no manual, nas especificações dos fabricantes de ambos.

Veja exemplo ao lado, considerando que o aparelho será ligado na rede de 127V~. As especificações da lavadora indicam que a potência “consumida” é de 1500W.

Agora, deve-se consultar qual a potência que a extensão “suporta”. Ela deve ser sempre maior que a potência do aparelho (por exemplo: 1600W). Assim poderá ser utilizada com segurança.

Confira aqui DICAS EXTRAS sobre as extensões!

Para extensões enroláveis, sempre desenrole completamente o “fio” antes de utilizá-las1. Assim você evita aquecimentos excessivos.

A tomada na qual a extensão será conectada não deve ser compartilhada como outros equipamentos. Evite também utilizar quaisquer tipos de adaptadores e multiplicadores (como benjamins).

Para equipamentos que possuem plugues de 3 pinos, é necessário utilizar também uma extensão de 3 pinos, ligada à uma tomada devidamente aterrada. Já os aparelhos com plugues de 2 pinos poderão ser ligados em extensões com 2 ou 3 pinos.

 

Referências:

(1)  Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) – https://bit.ly/2XDb7Eo – Informações ao Consumidor – Produtos Analisados – Extensão Elétrica. Acessado em 15/04/2020.
Reportagem “Seis dicas indispensáveis para garantir a sua segurança no uso de extensões elétricas”, publicada em 06/07/2016 – https://bit.ly/34BHJzS. Acessada em 15/04/2020.