fbpx

Como ligar duas chaves boia em uma bomba?

Frequentemente é necessário interligar duas chaves boia nos sistemas de recalque1, para o bombeamento da água de um reservatório inferior, como um poço ou cisterna, para outro reservatório superior (caixa-d’água). Nesta aplicação, elas realizam as seguintes funções:

  • No reservatório superior, a chave boia ligará a bomba quando o nível mínimo for atingido e desligará quando a caixa estiver cheia, evitando assim o transbordamento;
  •  No poço ou cisterna, a chave boia desligará somente quando o nível de água diminuir excessivamente (caso falte água da rua, por exemplo), evitando assim que a bomba “queime” por funcionar a seco.

As ligações de ambas devem seguir o esquema ilustrado abaixo:

Como ligar duas chaves boia em uma bomba

Importante:

  • O exemplo acima mostra a ligação direta da bomba em uma rede de 127V~ ou 220V~ fase/neutro. No caso de redes de 220V~ fase/fase, será necessário utilizar um disjuntor bipolar.
  •  Para bombas trifásicas e/ou de potências maiores que aquelas especificadas para as chaves boia, será necessário incluir contatores ou dispositivos equivalentes.
  • As emendas dos cabos (“fios”) não podem ficar em ambientes molhados. Quando a aplicação exigir, como no caso de poços, por exemplo, utilize chaves boia com cabos longos de fábrica.

Sobre a instalação:

 

Referências:

1 Norma NBR-5626:2020 Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
2 Norma NBR-5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão, publicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram