fbpx

Chaves para motores e suas aplicações

CHAVES PARA MOTORES E SUAS APLICAÇÕES

As chaves para motores são dispositivos de comando manual, que permitem ligar, desligar, partir, transferir circuitos, mudar o sentido de rotação e a velocidade de motores, entre outras funções.

Tipos mais comuns de chaves para motores

Liga-desliga: Como o próprio nome sugere, a função desta chave é ligar e desligar um motor ou máquina elétrica. Geralmente, equipamentos como exaustores industriais e máquinas do setor de agricultura e pecuária utilizam esse modelo.

Reversão: Além de ligar e desligar, a chave reversora permite inverter o sentido de rotação de um motor. Assim, elevadores automotivos e máquinas desmontadoras de pneus são exemplos comuns da utilização deste produto.

Para atender a necessidade de alguns tipos de equipamentos, existem chaves reversoras com ação momentânea, que podem ser acopladas em alavancas ou pedais, por meio de adaptadores apropriados.

Partida estrela-triângulo: A função da chave estrela-triângulo é proporcionar uma partida mais “suave” para motores trifásicos, através da redução da corrente inicial, para cerca de 1/3 do valor correspondente a uma partida direta, obtida com uma chave liga-desliga comum.

Para ser compatível com a partida estrela-triângulo, um motor trifásico deve ter, no mínimo, 6 terminais de ligação acessíveis. E sua tensão nominal (“voltagem”) na ligação triângulo deve ser igual à tensão da rede elétrica local.

Partida monofásica: Tem uma função equivalente à da estrela-triângulo, ou seja, reduzir a corrente de partida no momento da energização do motor. Contudo, sua utilização é exclusiva com motores monofásicos.

Transferência: Também conhecida como chave de reversão de linha, ou chave de transferência manual. Isto porque permite ligar dois motores de modo alternado (um de cada vez), ou ainda transferir a alimentação da concessionária para um gerador autônomo, por exemplo.

Chaves comutadoras

As chaves comutadoras, às vezes chamadas de chaves seletoras, geralmente são embutidas em máquinas e painéis elétricos. Além das funções mais comuns (liga-desliga, reversão, partida estrela-triângulo, partida monofásica e transferência), este tipo de chave oferece outras, como a mudança de velocidade e sentido de rotação em motores dahlander (que permitem esta funcionalidade), por exemplo.

Como escolher o tipo certo de chave para motor?

Para saber qual é o modelo certo de chave de motor para uma aplicação, é preciso ter algumas informações básicas, como o tipo do motor (se é trifásico ou monofásico), sua tensão, potência (em CV ou HP), a função desejada, e o tipo de atuador (botão, alavanca ou adaptador).

Também é importante saber que algumas máquinas e equipamentos necessitam de controles mais elaborados, para garantir a segurança. Esses controles podem incluir botoeiras, contatores, relés térmicos e/ou de falta de fase, ou mesmo dispositivos eletrônicos, como soft-starters e inversores. Portanto, em caso de dúvidas sobre a aplicação, consulte um profissional qualificado.