fbpx

Interruptores e tomadas para móveis planejados

capa interrptores e tomadas para moveis planejados

Os móveis planejados ajudam a otimizar e até mesmo viabilizar o uso do espaço nos ambientes. Além disso, oferecem beleza e funcionalidade, na medida certa para quem os utiliza.

Entretanto, para aproveitar ao máximo todas a vantagens de um projeto com peças planejadas, é indispensável integrar a elas os acabamentos elétricos, tais como tomadas, interruptores e outros, de acordo com as finalidades de cada móvel.

Uma vez dispostos nos locais adequados e nas quantidades certas, os acabamentos elétricos podem ainda evitar a utilização futura de extensões e adaptadores, contribuindo para o visual mais limpo e organizado do ambiente.

Quais acabamentos elétricos utilizar?

A resposta depende do projeto de cada ambiente. Contudo, algumas funções são comuns em determinados lugares, como veremos nos exemplos a seguir.

Cozinhas

Sala interrptores e tomadas para moveis planejados

Cada vez mais importantes nos projetos de arquitetura, as cozinhas têm se tornado, em muitos casos, um espaço de lazer. Nela, amigos e familiares podem se reunir em um clima descontraído.

Esse ambiente pede um bom número de tomadas, principalmente sobre as mesas e bancadas. E alguns carregadores USB embutidos serão muito convenientes.

Além dos acabamentos elétricos, uma iluminação com led cai bem em algumas gavetas ou armários, para dar destaque. E um pequeno interruptor de rolete, instalado na parte interna do móvel, pode ser o responsável pelo acendimento automático.

Quartos

quarto interrptores e tomadas para moveis planejados

Como ambientes de repouso, os dormitórios devem proporcionar tranquilidade e conforto.

Interruptores na cabeceira da cama para acender e apagar as luzes, tomadas para abajures e para os carregadores dos “inseparáveis” smartphones são itens essenciais.

E quem quiser ainda mais praticidade, poderá incluir as tomadas USB. Assim, poderá dispensar o carregador externo, ou seja, precisará apenas do cabo USB.

Banheiros

banheiro interrptores e tomadas para moveis planejados

Um ambiente reservado para o autocuidado e a privacidade, imprescindível na rotina diária. Afinal, depois do dormitório, geralmente é o primeiro lugar que se vê todos os dias pela manhã.

Neles, as tomadas elétricas são indispensáveis, principalmente para secadores de cabelo, barbeadores elétricos, escovas rotativas e outros aparelhos utilizados nos cuidados pessoais.

Na maioria das vezes, estes ambientes pedem dois interruptores: um para a iluminação principal (geralmente instalado na parede), e outro para a iluminação auxiliar próxima ao espelho, que pode sem embutido no próprio armário.

Closets

closet interrptores e tomadas para moveis planejados

Cada vez mais valorizado nas casas modernas, o closet é uma boa opção para resolver os problemas de espaço e organização de roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios.

Assim como ocorre em outros ambientes, a presença de alguns pontos de tomada é indispensável. E para aqueles closets com penteadeira integrada, você pode utilizar um conjunto de interruptor já com a tomada no mesmo ponto.

Para quem quiser dar um charme especial ao espaço, a aplicação de fitas led em alguns locais (com o driver correspondente embutido), facilitará a localização das peças guardadas, além de valorizar o visual do ambiente.

Salas

sala interrptores e tomadas para moveis planejados

Frequentemente, a sala é o principal espaço de convivência, lazer e entretenimento da casa. Um lugar para ler, assistir TV, ouvir músicas ou mesmo conversar com os amigos e familiares.

Aqui também as tomadas elétricas devem estar presentes em bom número, para dar conta de todos os aparelhos eletrônicos. Além disso, na hora de pensar no painel da TV, que geralmente está nesse local, é importante lembrar que é possível embutir nos móveis as tomadas de TV e as tomadas HDMI, por exemplo.

Claro que carregadores USB embutidos também são importantes. Afinal, o tempo passa rápido, e a carga da bateria vai embora. Portanto, nada melhor que ter uma tomada USB sempre à mão.

Home offices

escritorio interrptores e tomadas para moveis planejados

Cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, os home offices são ambientes criados para favorecer a concentração e o trabalho.

Nesses espaços, a instalação elétrica pode ser planejada para evitar o acúmulo de “fios” em locais expostos, preservando a estética e oferecendo um visual mais limpo.

E os acabamentos elétricos embutidos nos móveis podem ajudar muito nesse requisito, como a tomada RJ45, utilizada para a conexão de internet através de cabo, por exemplo.

Já para ligar ou desligar uma luminária ou fita led sobre a bancada, um interruptor pequeno de tecla fixado em algum ponto do mobiliário pode ser a opção ideal. E as tomadas não podem faltar!

A escolha dos materiais

Sem dúvida, no caso dos acabamentos elétricos, o mercado oferece uma grande variedade de soluções que podem ser aplicadas em madeiras (como MDF e MDP), drywall e até mesmo em pedras. Isto permite agregar funções variadas, como tomadas, balizadores, carregadores USB e outras, para atender a diversas necessidades.

interruptor e tomada para moveis

conjunto interruptor e tomada para drywall e pedra

De acordo com a marca e modelo, os conjuntos para móveis ainda oferecem a possibilidade de seguir o padrão dos demais interruptores e tomadas já existentes no ambiente.

tamanho de conjuntos com interrptores

Enfim, com todos estes recursos, fica fácil personalizar a estrutura em cada detalhe, desde o tipo da madeira até os estilos, cores e funções dos acabamentos elétricos. Assim, você poderá deixar o ambiente bem sintonizado com suas necessidades.

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram