fbpx

Como instalar tomadas USB embutidas?

conjunto USB carregadores, embutidos na parede

As tomadas USB são alternativas práticas e discretas para os carregadores tradicionais de celulares e de outros dispositivos. Isto porque permitem a conexão direta dos aparelhos, sem a necessidade de adaptadores externos.

Nessas tomadas, a placa eletrônica do carregador fica “escondida” dentro de um módulo embutido na parede.

Além de práticas, as tomadas USB oferecem comodidade, pois a instalação em locais onde o uso dos celulares é mais frequente permite que estejam sempre à mão. Além disso, não correm o risco de serem perdidas, como pode acontecer com os carregadores portáteis.

Elas gastam energia enquanto não estão carregando?

Nesse caso, o consumo de energia é mínimo, normalmente abaixo de dois décimos de KWh por mês. Ou seja, não é significativo em relação aos demais equipamentos, mesmo se forem instaladas diversas tomadas USB no local.  E como no caso das TVs, que também ficam em stand-by para que o controle remoto possa funcionar, vale a pena pela comodidade!

Capacidade das tomadas USB

A capacidade de corrente ou “amperagem” se refere à “quantidade de energia” que a tomada USB ou carregador consegue fornecer à bateria. Em geral, quanto maior esse número, mais rápida será a carga. Para os equipamentos atuais, recomenda-se modelos de 2A ou mais.

 

Como ligar as tomadas USB?

As tomadas USB são energizadas do mesmo modo que uma tomada comum, porém sem a necessidade do “fio” terra. Na maioria das vezes, elas também são bivolt automáticas. Ou seja, permitem a ligação tanto em redes de 127V~ como de 220V~.

Exemplos práticos de instalações de tomadas USB

Nos locais que já possuem uma tomada comum, é fácil adicionar uma tomada USB, já que os “fios” necessários para a ligação já estão na própria caixa. Veja o exemplo abaixo:

como substituir tomada por usb

Para conhecer o passo a passo de como trocar uma tomada simples por uma tomada simples com USB, assista a este vídeo curto.

Em alguns casos, também é possível trocar dois interruptores comuns por um interruptor duplo, que ocupa apenas um módulo. Assim, sobra espaço para a tomada USB. Veja o exemplo abaixo:

Importante!

  • O cabo que será usado para conectar a tomada USB ao aparelho a ser carregado afeta o funcionamento, segurança e até o tempo de carga. Portanto, utilize somente cabos USB de boa qualidade.
  • Antes de alterar ou modificar as instalações elétricas, é indispensável verificar se a mesma está em ordem, de acordo com as normas técnicas, a fim de garantir a segurança. Caso apresente sinais de que necessita de uma reforma urgente, procure um profissional qualificado para a regularização.

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

 

One thought on “Como instalar tomadas USB embutidas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *