fbpx

Como economizar energia elétrica na iluminação?

sensores de presença Como economizar energia elétrica na iluminação

Conheça algumas das principais maneiras de economizar energia elétrica na iluminação:

  • Substituir as lâmpadas antigas pelos modelos com LED, muito mais duráveis e econômicos;
  • Manter a iluminação de locais não ocupados sempre apagada;
  • Verificar se o nível de iluminação está adequado para cada ambiente. Isto porque tanto a falta como o excesso é prejudicial às pessoas. Além disso, uma iluminação excessiva estará desperdiçando energia.
  • Sempre que possível, aproveitar a luz natural, abrindo bem as janelas, persianas e cortinas.
  • Evitar a pintura de paredes e tetos com cores escuras, pois isso demandará o uso de lâmpadas mais potentes, que têm maior consumo de energia;
  • Limpar periodicamente as luminárias, pois o acúmulo de pó e de outras sujeiras pode reduzir o nível de iluminação no ambiente. Isso evitará a substituição de lâmpadas por outras de maior potência, sem necessidade.
  • Preferir luminárias espelhadas e de cores claras, que facilitam a distribuição da luz no ambiente.

Economize energia com sensores de presença

sensores de presença margirius

Além dessas ações, a iluminação dos ambientes de circulação, como corredores, halls, escadarias e garagens, pode ser automatizada com os sensores de presença, uma versão sofisticada das antigas minuteriasEles são aliados importantes no combate ao desperdício de energia, contribuindo não somente para a economia, como também para a comodidade e até mesmo segurança.

Comodidade, pois dispensam controles manuais, ajudando em situações que envolvem pessoas com dificuldades de locomoção ou com outras limitações físicas, ou mesmo no caso das mãos estarem ocupadas com objetos.

Segurança, porque sua instalação em locais como entradas de residências, portarias e garagens, proporciona o acionamento automático da iluminação assim que alguém se aproxima, chamando a atenção dos moradores.

Na maioria das vezes, os sensores de presença para iluminação utilizam uma tecnologia capaz de detectar o movimento de fontes de calor, como pessoas, animais de grande porte e veículos, acionando a iluminação e desligando após um tempo determinado.

Sendo assim, as lâmpadas só permanecerão acesas enquanto houver movimentação no local, evitando o desperdício de energia com luzes acesas sem necessidade. Isto é importante também para condomínios e empresas, que geralmente possuem amplas áreas comuns, necessitando de uma grande quantidade de luminárias.

E é importante saber que o consumo de energia é pago por kWh, ou seja, quanto maior for a potência (quantidade de Watts) das lâmpadas e o tempo que elas permanecem acesas, maiores serão as despesas com a energia.

 

Siga-nos em nossas redes sociaisCanal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *