fbpx

Como aumentar o número de tomadas?

foto de uma cozinha com equipamentos elétricos margirius como aumentar o número de tomadas

Uma dificuldade comum encontrada no dia a dia, é a falta de tomadas elétricas nos ambientes. Ou seja, a quantidade de aparelhos elétricos aumenta, mas não há tomadas suficientes para ligar todos eles. São smartphones, tablets, cafeteiras, fritadeiras elétricas e uma infinidade de outros produtos, que surgiram para facilitar e tornar a vida muito mais prática e cômoda.

Felizmente, existem diversas soluções que permitem resolver esse problema. A seguir, conheceremos algumas das principais.

Aproveite ao máximo os espaços das caixas existentes

Essa é uma das soluções mais recomendadas, pois permite manter o padrão dos acabamentos elétricos no ambiente. Onde já existe uma tomada e há espaço de sobra, basta trocar a placa e adicionar mais módulos. Além disso, é uma modificação simples, já que os “fios” necessários para a ligação já estão no lugar.

trocando espelho para aumentar o número de tomadas em uma caixa 4x2 MargiriusAproveite os espaços livres das caixas, adicionando mais módulos de tomadas.

Mesmo se a caixa já estiver toda ocupada, por exemplo, com uma tomada e dois interruptores, estes últimos podem ser trocados por um módulo de interruptor duplo.  Assim, sobrará espaço suficiente para mais uma tomada.

 

trocando 2 interrptores por um interrptor duplo para abrir espaço para mais uma tomada margirius

Troque 2 interruptores comuns por 1 interruptor duplo e ganhe espaço para outra tomada

Nas caixas montadas com controles de ventilador de teto, também é possível adicionar uma tomada, com a ajuda do interruptor duplo. Porém, na maioria desses casos, será necessário descer mais um “fio” na caixa.

troca do controle de ventilador pela versão compacta com uma tomada

Troque o controle de ventilador por um modelo com interruptor duplo e ganhe espaço para 1 tomada.

Instale caixas de sobrepor

As caixas de sobrepor, interligadas com canaletas, também representam uma alternativa prática para aumentar o número de tomadas, pois dispensam a quebra de paredes, tetos e outros serviços de alvenaria. Isto porque sua fixação é feita através de parafusos e/ou fitas adesivas apropriadas.exemplos de caixa de sobrepor com tomada

Utilize multiplicadores de tomadas

Geralmente, os benjamins e outros multiplicadores de tomadas, como as popularesréguas“, são os recursos mais utilizados para aumentar o número de tomadas, pois são acessíveis, rápidos e práticos.

Entretanto, o uso seguro destes acessórios depende de alguns cuidados, que precisam ser levados em consideração, como não ultrapassar a capacidade elétrica máxima que eles suportam. Caso contrário, poderão ocorrer sobreaquecimentos perigosos.

Afinal, qual é a melhor alternativa?

Todas as opções apresentam vantagens e desvantagens. Se por um lado, os multiplicadores de tomadas são os mais práticos, por outro, podem incomodar no visual do ambiente, devido aos “fios” e aos próprios acessórios que ficam aparentes. Além disso, é necessária atenção durante o uso para evitar sobrecargas.

Já a instalação de caixas de sobrepor permite distribuir os “fios” dos aparelhos de modo mais organizado. Porém, as canaletas e caixas também ficam aparentes, e podem não combinar com a decoração do espaço.

Portanto, a instalação de novas tomadas embutidas é mais indicada, por exemplo, quando se deseja uma solução mais discreta, que preserve a harmonização do ambiente – ainda mais se forem posicionadas em locais próximos aos aparelhos, de forma que os “fios” não fiquem tão aparentes. Porém, em certos casos, o investimento e o tempo necessários para este tipo de instalação são maiores que as outras alternativas.

Importante! 

Em qualquer caso, antes de aumentar o número de aparelhos ligados à uma instalação elétrica, é indispensável verificar se a mesma está em ordem, de acordo com as normas técnicas, a fim de evitar sobreaquecimentos, choques e danos em componentes ou aparelhos. Se a instalação elétrica apresentar sinais de que necessita de uma reforma urgente, procure um profissional qualificado para a regularização.

Siga-nos em nossas redes sociais

Canal YouTube

Canal Facebook

Canal Instagram