fbpx

Os interruptores para aparelhos são dispositivos destinados a ligar, desligar ou mesmo executar uma outra função específica que o equipamento necessite ou que o usuário precise em determinado tipo de trabalho.  Saiba mais

Interruptores para aparelhos

Interruptor de tecla 30.223 – bipolar – com luz

CÓD: 5397


Interruptores para aparelhos e suas variedades

Como são vários os tipos de aparelhos no mercado e também são muitas suas funcionalidades e modelos, existem portanto diversos tipos de interruptores para aparelhos. São eles, por exemplo:
- Tipos de teclas
- Tipos de contatos
- Tipos de terminais, funções e formas.

Os interruptores estão em quase todos os equipamentos possíveis, e para isso existem muitos tipos para atender esta demanda tão variável.

Os usuários ou profissionais, conhecem estes interruptores por diversos nomes, como:- chave gangorra, botão tic tac, liga/desliga, on-off e por aí vai. O que sabemos, é que além da capacidade técnica dos interruptores seu formato também é fundamental para a harmonização do dispositivo em que ele é instalado. Podendo ser um Interruptor redondo pequeno ou mesmo retangular, além de muitos outros modelos e cores que o cliente precisar.

Interruptores Push Button

Interruptores como este Interruptor pushbutton 18.531 - unipolar - NA, são muito utilizados em comandos onde o usuário não precise acioná-lo de forma direta, ou seja, com as próprias mãos. Este tipo de interruptor fica escondido/embutido em outro dispositivo, onde quando este for pressionado o mesmo aciona o interruptor fazendo com que o equipamento ligue ou desligue. Um bom exemplo são pedais de máquinas de costura, acionadores de movimentação de cadeiras de dentistas,  acionadores de movimentação para camas hospitalares, acionamento da iluminação de geladeiras. Mas, existem modelos em que o acionamento se dá de forma direta também, tudo depende do trabalho a ser realizado e tipo de projeto de cada aparelho ou equipamento.

Interruptores de tecla (Botão Interruptor, Interruptor Bolinha, interruptor redondo, interruptor botão, botão gangorra, botão tic tac redondo, interruptor redondo de embutir)

Os Interruptores com capa protetora acionados por teclas estão presentes principalmente em equipamentos de trabalhos domésticos ou profissionais. Eles são utilizados para ligar ou desligar um determinado aparelho, como os aspiradores de pó, lavadoras de roupas, cortadores de grama elétricos, lavadoras de pressão, fornos elétricos, acionadores de suqueiras entre outros. Mas independente de serem compostos por teclas, algumas pessoas chamam este tipo de interruptor como interruptor “gangorra”. Estes interruptores podem ser encontrados também sem a capa protetora e em alguns casos até mesmo com iluminação na tecla.

Interruptores de alavanca (chave interruptor)

Este modelo de Interruptor de alavanca metálica é utilizado em várias funções e em diversos tipos de máquinas. Este produto é bem versátil, além de possuir a função de ligar e desligar o equipamento também possibilita outros comandos.

Um exemplo disso é de uma furadeira. Além de desligar e ligar o equipamento, o interruptor de alavanca também pode realizar a função de reversão "alteração de sentido” do giro do motor.

E mais, por sua característica de fácil instalação em painéis de comando, necessitando somente de um furo na medida específica, torna-se uma chave muito funcional que atende vários tipos de demandas. Desde um esmeril até comandos elétricos com potências maiores.

Interruptores rotativos

Os interruptores rotativos são muito utilizados na “linha branca”.Eles são interruptores essenciais para os eletrodomésticos, principalmente em aparelhos de cozinha, como batedeiras, liquidificadores, fritadeiras tipo “Air Fryer”, fornos elétricos, fogões de piso ou cooktop e muitos outros aparelhos. Este interruptor rotativo tem a função de ligar, desligar, alterar a velocidade do motor do equipamento ou mesmo realizar, em alguns casos, uma função bem específica como a de “pulsar” em liquidificadores e de acionamento das usinas dos fogões (gerador de faísca para acendimento das bocas) .

Interruptores de gatilho

Estes interruptores de gatilho 39.227 - bipolar trabalham sempre ao extremo, pois sua utilização está relacionada diretamente às máquinas de trabalhos profissionais ou mesmo hobby. São equipamentos como serra mármores, lixadeiras, serras circulares, esmerilhadeiras, furadeiras, marteletes elétricos, sopradores elétricos, roçadeiras elétricas entre muitos outros. Além de ligar e desligar o equipamento, também é possível agregar funções extras a esses equipamentos, como controle de velocidade e trava de segurança.

Interruptores deslizantes HH

Interruptores deslizantes tipo “HHsão muito conhecidos pela sua principal função: alterar a “voltagem” de um aparelho. Existem aparelhos no mercado que são autovolt ou mesmo bivolt automático, mas também existem aqueles bivolts manual, onde o usuário através do interruptor HH, escolhe a tensão em que o aparelho será alimentado, 127V ou 220V por exemplo. Em alguns casos específicos de equipamentos com baixa potência, como alguns brinquedos eletrônicos, este interruptor pode ser utilizado como função liga desliga também.

Microinterruptores de ação rápida

Micro interruptor - também conhecido como micro chave ou  Interruptor Chave fim de curso - são interruptores de ação rápida. Eles são micro interruptores usados principalmente como interruptores de segurança. Um exemplo simples de seu uso está na utilização em lavadoras de roupas automáticas onde, dependendo da função em que a lavadora se encontra, ao abrir a tampa a máquina se desliga, trazendo uma certa segurança ao usuário.Podemos ver esse mesmo recurso em vários outros aparelhos e equipamentos como fritadeiras “Air Fryer”, microondas, trituradores. Indo até sua aplicação em finais de esteiras de produção industrial, comedouros e bebedouros agrícolas, portões e cancelas eletrônicas e muito mais… 

Existem outros modelos como micro switch com rolete, que possuem aplicações específicas. Encontrada em equipamentos eletrônicos que vão desde automação residencial à robótica, atuando com alta precisão em diversos projetos.

Atenção aos detalhes

Escolher um interruptor para aparelho vai muito além dos formatos e cores.É preciso dar uma atenção especial às características técnicas, pois estes interruptores terão funções “elétricas”. Por isso, conhecer a capacidade técnica, seja de tensão ou corrente que estes interruptores suportam é essencial. Outro ponto importante é a escolha do tipo de terminal em que será ligada a energia ao interruptor. Para finalizar sua escolha, os interruptores para aparelhos devem seguir a quantidade de fases da instalação, ou seja, identificar a necessidade em unipolar, bipolar ou tripolar. Clique aqui e veja um exemplo de ficha técnica para montar um interruptor de acordo com cada necessidade.